terça-feira, abril 28, 2009

Perguntas frequentes sobre a gripe suína

- O que é a gripe suína?
É uma doença respiratória causada por um vírus influenza tipo A e que ocasiona regularmente crises de gripe em porcos. O subtipo de vírus mais encontrado é o H1N1, mas outras variações também podem contaminar os porcos. Ocasionalmente o vírus vence a barreira entre espécies e afeta os seres humanos.


- Como as pessoas se contaminam com a gripe suína?
Normalmente, esses vírus não infectam os seres humanos. Entretanto, mutações genéticas no vírus permitem que eles contaminem pessoas. Na maioria das vezes, o contágio ocorre quando há contato direto entre os seres humanos e os porcos, embora alguns casos de transmissão de pessoa a pessoa tenham sido relatados. Nesses casos, a transmissão ocorre como a gripe tradicional, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas.


- É seguro comer carne de porco?
Sim. Não há risco de contaminação ao se preparar adequadamente a carne de porco. O vírus é completamente destruído ao se cozinhar a carne a 70 graus celsius, o que corresponde à temperatura padrão para o preparo de qualquer carne.


- Há vacinas para a gripe suína?
Não existe até o momento, uma vacina para a doença em seres humanos, mas as autoridades estão trabalhando para tentar desenvolvê-la.

- Há medicamentos disponíveis para o tratamento?
Não há informações suficientes para fazer recomendações precisas para o uso dos antivirais, já que há uma resistência dos vírus em relação a essas drogas. Nos Estados Unidos e no México, as autoridades estão recomendando o uso do oseltamivir ou zanamivir para o tratamento da doença baseado nas características dos vírus dos locais. Felizmente, a maioria dos casos foram curados com cuidados médicos dispensando os medicamentos.

- Quais as recomendações para evitar o contágio?

  • Evite contato próximo com pessoas doentes ou provavelmente infectadas
  • Lave as mãos constantemente com água e sabão
  • Pratiques hábitos que favoreçam um bom estado de saúde: durma bem, coma alimentos saudáveis e pratique atividade física regularmente
  • Se você ficar doente, reforce os cuidados e limite o contato com os outros para evitar infectá-los. Se você estiver em um país com casos de gripe suína, siga as orientações das autoridades locais.


Fonte: Documento produzido pela OMS no dia 27 de abril para responder às perguntas mais frequentes (versão em inglês: http://www.who.int/csr/swine_flu/swine_flu_faq.pdf)

Nenhum comentário: