terça-feira, abril 21, 2009

TropIKA.net

A rede TropIKA.net (acrônimo de Pesquisa em Doenças Infecciosas para Fomentar a Inovação e Aplicação do Conhecimento – Tropical Diseases Research to Foster Innovation and Knowledge Application) está orientada à gestão de informação e intercâmbio de conhecimento científico sobre as doenças infecciosas que mais afetam as populações pobres, incluindo entre outras malária, tubercolose, dengue, doença de chagas. (http://www.tropika.net/about/#menu-diseases).

A rede é uma das linhas de ação de apoio à pesquisa científica do Programa Especial de Pesquisa e Capacitação em Doenças Tropicas ( TDR - Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases- http://www.who.int/tdr/) da Organização Mundial da Saúde - OMS - (http://www.who.int/en/).

A função do TDR é avaliar as necessidades e prioridades globais de pesquisa em doenças infecciosas e contribuir para fortalecer o diálogo e a cooperação entre os principais atores para o avanço e disseminação do conhecimento científico ajudando a deenvlver as políticas e programas públicos na área.
TropIKA.net conta com a colaboração de um número crescente de organizações, redes, pesquisa, gestão de informação, comunicação científica, transferência de conhecimento e uso de metodologias e tecnologias de informação.
O Centro Latino-americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS - http://www.bireme.br)/ é uma das instituições que colaboram ativamente no desenvolvimento da TropIKA.net com base na sua capacidade e experiência com os produtos e serviços de informação e comunicação científica das redes da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online (SciELO - http://www.scielo.org/php/index.php?lang=pt).
TropIKA.net é uma plataforma web inovadora que se projeta no futuro como um portal de referência para a pesquisa científica em doenças infecciosas. Lançado em novembro de 2007, o portal TropIKA.net tem como foco principal os países em desenvolvimento e endêmicos em doenças infecciosas.

Saiba mais no site: http://espacio.bvsalud.org/boletim.php?articleId=04180741200956



Nenhum comentário: