terça-feira, junho 23, 2009

Pedestres (peões), ciclistas e motociclistas são as maiores vitimas dos acidentes de trânsito

A primera avaliação global feita pela OMS relativamente à segurança nas estradas diz que quase metade das mortes são peões (pedestres), motocilcistas e ciclistas.

O "Global status report on road safety" (Relatório do Estado Global acerca da segurança nas estradas) tem como objectivo ajudar os países a avaliarem o seu progresso da segurança nas estradas. Lançado no dia 15 de Junho pela Directora-Geral da OMS, Dra. Margaret Chan, e o Sr. Michael Bloomberg, Prefeito da cidade de Nova York, o relatório alerta para medidas que limitem a velocidade, reduzam a direção sob o efeito do alcool, reforcem o uso dos cintos de segurança e reforcem medidas de contenção para crianças e capacetes paara ciclistas.


Vale lembrar que os ferimentos causados em acidentes de trânsito são um problema público global de saúde, pois causam entre 20 e 50 milhões de ferimentos não fatais cada ano e são importantes causas de deficiências.

O relatório que analisa dados de 178 países, aponta para o fato de que menos de um terço dos países tem medidas para a redução de velocidade nas áreas urbanas e menos de metade dos países usam o limite de taxa de alcolémia recomendada de 0.05 gramas por decilitro de sangue como medida para reduzir a condução sob o efeito do álcool.


Outros destaques do relatório são:

- Uso de capacete. Apesar de existir lei em mais de 90% dos países, somente 40% tem leis que obrigam tanto o motorista quanto o passageiro a usarem o capacete ou que obrigue os capacetes a cumprirem alguns critérios de segurança.
- Somente 57% dos países tem leis que obrigam ocupantes de veiculos a usarem o cinto de segurança. Esta cifra é de 38% nos países de baixa renda.
- Muitos países não tem leis que obrigam o uso de assentos especiais para crianças e bebês. Estas cifras variam muito de país a país, porém nos paises de baixa renda, somente 20% tem leis neste sentido.
- Enquanto leis existem para muitos destes fatores de risco, estas são inadequadamente implementadas.

A verdade é que se não começarmos a tomar as devidas precauções relativamente à segurança no trânsito, as mortes nas estradas vão aumentar de cerca de 2.4 milhões por ano até 2030.

Para ler o relatório completo acesse:
http://www.who.int/violence_injury_prevention/road_safety_status/2009
http://www.1300000.net/

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