sexta-feira, junho 26, 2009

Preservativos usados para fazer brinquedos

Muitos preservativos dados nas consultas de planeamento familiar e nas instituições são usados pelas crianças para fazer brinquedos, especialmente bolas de futebol.

O desaparecimento rápido dos preservativos das instituições significava que finalmente estavam a ser usados correctamente como medida de prevenção.
No entanto chegaram rapidamente à conclusão que as crianças são as que mais os utilizam para fazer bolas de futebol e outros brinquedos.

O coordenador do GESOM (Manica Social Education Group), Eugénio Fumane, decidiu tomar precauções e afastar o cesto dos preservativos do alcance das crianças.

Este grupo trabalha com Moçambique e com parceiros estrangeiros para promover o HIV/SIDA e promover campanhas de educação e reprodução relativamente à saúde em várias àreas de alto risco. O GESOM também tem como objectivo encorajar as pessoas a realizarem testes de despistagem do HIV e reduzir o número de pessoas infectadas através da distribuição de preservativos.

Mas a má utlização dos preservativos pelas crianças está a reduzir a zero este grande esforço. A verdade é que este mau uso dos preservativos para fazer brinquedos pode ser muito perigoso para as crianças. Se não conseguirem encontrar preservativos nas instituições, irão recorrer ao lixo para encontrá-los e podem, aí, contrair doenças com preservativos usados.

O PSI (Serviços Internacionais para a População) está a desenvolver uma campanha em cooperação com vendedores para proibir a venda de preservativos a menores para evitar o mau uso e desperdício deste método.

Devemos usar correctamente os métodos que temos à nossa disposição pois existem para nos ajudar e evitar-nos a sofrer uma gravidez indesejada e/ou a contrair graves doenças como o HIV.

Para mais informações consultar:
http://www.plusnews.org/Report.aspx?ReportId=84789

Nenhum comentário: