terça-feira, julho 28, 2009

Perguntas e Respostas - Vacina para a gripe A

Quando a vacina estará disponível?

As datas específicas ainda não são conhecidas e dependem de diversos fatores incluindo o tempo de produção e o tempo necessário para desenvolver os ensaios clínicos. No entanto espera-se que a distribuição comece a meio de outubro.

A vacina será administrada numa só dose ou em múltiplas doses?

A maioria das vacinas será administrada em múltiplas doses, mas algumas estarão disponíveis em doses únicas ou como sprays nasais. O objetivo principal é ter vacinas suficientes em doses únicas para crianças e mulheres grávidas.

Serão necessárias duas doses da vacina?

Ainda não se sabe. No entanto, é provável que cada pessoa necessite de duas doses da vacina.

Qual é o intervalo recomendado entre a primeira e a segunda dose?

Esta resposta só se saberá no final dos ensaios clínicos. No entanto, é provável que o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina seja de 3 a 4 semanas.

É seguro tomar a vacina sazonal da gripe ao mesmo tempo que a vacina para o vírus H1N1 ?

A co-administração das duas vacinas deverá ser possível.

Que grupos populacionais devem ser prioritariamente vacinados?

De acordo com a informação existente, devem ser vacinados estudantes de todas as idades e funcionários de escolas; crianças (idade ≥ 6 meses); mulheres grávidas; familiares de crianças com menos de 6 meses, adultos até 65 anos de idade com doenças que aumentem o risco de contrair a gripe e trabalhadores da saúde.

É importante relembrar que o número de pessoas infectadas com o vírus H1N1 continua a crescer exponencialmente em muitos países.
Assim que as primeiras doses da vacina para a Influenza A H1N1 estejam disponíveis, as autoridades de saúde de cada país terão a responsabilidade de implementar campanhas de vacinação nacionais.







Nenhum comentário: