sexta-feira, setembro 04, 2009

Recomendações no uso de antivirais no tratamento da gripe A H1N1

Recomenda-se o uso dos medicamentos Oseltamivir e Zanamivir para prevenir a doença grave, reduzir o numero e duração das hospitalizações e mortes causadas pelo vírus da gripe A H1N1.

O vírus da gripe A H1N1 é susceptível a estes dois medicamentos (conhecidos como inibidores da neuraminidase) mas é resistente a uma segunda classe de antivirais(os inibidores de M2).

Vale lembrar que até o momento, a maioria dos pacientes infectados com o vírus H1N1 tem sofrido de uma forma leve da doença recuperando-se ao fim de uma semana, muitas vezes sem receber tratamento médico e sem receber antivirais.

No entanto, em áreas afetadas pelo vírus H1N1, profissionais de saúde devem assumir que pacientes com sintomas de gripe estão infectados com o vírus da gripe A H1N1. Nestes casos, não se deve esperar pela confirmação laboratorial e deve-se iniciar imediatamente o monitoramento do paciente e nos casos graves, começar com a medicação antiviral. O oseltamivir parece reduzir significativamente o risco de pneumonia (a principal causa de morte em pacientes com gripe A ou gripe sazonal) e a necessidade de hospitalização.

Para pacientes com doenças crónicas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o tratamento com oseltamivir ou zanimivir logo após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Considerando que as mulheres grávidas estão incluídas no grupo de risco, a OMS recomenda que recebam tratamento antiviral o mais rápido possível depois do diagnóstico de feito o diagnóstico de gripe A H1N1.

A presença de doenças crónicas não significa necessariamente que o paciente ficará gravemente doente. Aproximadamente 40% dos casos graves registrados ocorreram em crianças e adultos saudáveis, normalmente com menos de 50 anos.
No entanto, quando a condição clinica do paciente se deteriora, em geral no quinto ou sexto dia após o aparecimento dos primeiros sintomas, deve-se pesquisar a presença de pneumonia viral que normalmente destrói o tecido dos pulmões e não responde a antibióticos. Segue-se a isso, uma falha de múltiplos órgãos incluindo coração, rins e fígado. Estes pacientes necessitam de cuidados intensivos e deve-se considerar a administração de doses mais elevadas de oseltamivir durante um período mais longo do que é normalmente aconselhado.

Uso de antivirais em crianças

A OMS recomenda tratamento antiviral para crianças infetadas com a gripe A H1N1 em estado grave ou em deterioração. Esta recomendação incluí todas as crianças com menos de cinco anos de idade, tendo em conta que este grupo etário está em risco de doença grave.

Crianças saudáveis, com mais de 5 anos, não necessitam de tratamento antiviral salvo se a gripe persistir ou piorar.

Sinais de perigo em todos os pacientes


· Falta de ar, durante a atividade física ou em repouso
· Dificuldades em respirar
· Tom azulado (cianose)
· Expectoração ensanguentada ou com outra cor
· Dor no peito
· Alteração do estado mental

· Febre alta que persiste por mais de 3 dias
· Tensão arterial baixa

Em crianças, sinais de perigo incluem respiração acelerada ou difícil, letargia, dificuldades em manter-se alerta e pouca ou nenhuma vontade de brincar.

http://www.who.int/csr/disease/swineflu/notes/h1n1_use_antivirals_20090820/en/


Nenhum comentário: