quinta-feira, novembro 26, 2009

Informações úteis sobre a Dengue

Informações úteis sobre a Dengue, para esclarecer à sociedade civil os principais sintomas, tratamento e maneiras de prevenção da doença


1. O que é?
É uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de diversos factores, entre eles: o vírus e a cepa envolvidos, infecção anterior pelo vírus da Dengue e factores individuais como doenças crónicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme). São conhecidos quatro sorotipos da Dengue: 1, 2, 3 e 4.


2. Quais os sintomas da doença?
Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas. Pode mesmo não haver nenhum sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vómitos persistentes são sinais de alarme para dengue hemorrágica.
É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sinais e sintomas da Dengue hemorrágica, pois esta pode ser fatal e pode até ser confundida com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose.


3. Como se transmite?
A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão pelo contacto direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

4. Qual é o tratamento?
Deve-se ingerir muito líquido como: água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol.


5. Como se prevenir?
A melhor forma de se evitar a Dengue é combater os focos de acúmulo de água parada, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’ água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Em Cabo Verde a Dengue apareceu pela primeira vez, apesar da existência do mosquito vector, em Setembro de 2009.

Fonte: [http://www.minsaude.gov.cv/index.phpoption=com_content&task=view&id=479&Itemid=2]

Nenhum comentário: