segunda-feira, março 15, 2010

Conheça um pouco mais Moçambique…




Moçambique está localizado a sudeste do continente africano e é limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabwe.

Está dividido em 11 províncias e tem uma população estimada em 20 971 milhões de pessoas. Sua capital e maior cidade é Maputo.

As línguas de Moçambique são todas de origem bantu, com exceção do português, que é a língua oficial, desde que o país se tornou independente, em 25 de Junho de 1975.

Faz parte de organizações tão diferentes como a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), a SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral), a Commonwealth e a Organização da Conferência Islâmica e onde vivem etnias tão variadas como os macuas, tsongos, malauis, macondes entre outras.

Considerada como a pérola do Indico, Moçambique é um país de clima subtropical com fauna e flora rica e variada. Constitui o habitat de muitas espécies marinhas, algumas das quais em vias de extinção.

Uma expedição em 2009 descobriu uma floresta virgem com uma dezena de espécies animais até então desconhecidas, bem como novas plantas exóticas.
O país tem um grande potencial turístico, destacando-se as praias e zonas propícias ao mergulho, e os parques e reservas da natureza no interior do país.

Moçambique é reconhecido por seus artistas : escultores(principalmente da etnia Makonde), pintores (inclusive em tecido, técnica batik), escritores… Mia Couto um dos escritores moçambicanos mais famosos além fronteiras, é o autor de poesia, crónicas e prosa de ficção dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) mais traduzido (em 17 línguas).

A música, que impressiona os visitantes, faz parte deste povo que parece dar-lhes vida, mesmo quando flagelados pelas cheias ou por outras calamidades naturais. A timbila chope foi considerada pela UNESCO, em 2006, Património Mundial.

Saiba mais : O mbila (plural timbila) é um instrumento musical de percussão, do tipo xilofone, tradicional dos chopes de Moçambique. As timbila são fabricadas, com placas de madeira de uma espécie seleccionada e tratada por mestres musicais, tendo como caixas de ressonância as cascas de frutos silvestres. Existem em várias dimensões.

Veja o video: http://www.youtube.com/watch?v=gNc2lI0b_nA





Nenhum comentário: