segunda-feira, março 01, 2010

Morbidade e mortalidade de mulheres entre os 0 aos 60 anos

Infância (0-9 anos)

As principais causas de morte infantil variam de acordo com a idade da criança.

Primeiro mês de vida: Período de mortalidade mais elevada na infancia. Os nascimentos prematuros, asfixia durante o parto e infecções são as maiores causas de morte.

De 30 dias aos 5 anos de idade: Pneumonia, diarreia, malária e desnutrição.
Nesta faixa etária, as meninas tem maior probabilidade de ter excesso de peso. Este fator contribui para a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, distúrbios musculoesqueléticos e contribui para o aparecimento de alguns tipos de câncer mais tarde na vida. Meninas são mais propensas a sofrerem violência sexual do que os meninos (8,7%, 25,3%).

Adolescentes (10-19 anos)

1) Os acidentes de transito são a principal causa de morte entre adolescentes (10-19 anos) nos países de médio e elevado rendimento.
2) O suicídio e transtornos mentais são também importantes.
3) O sexo inseguro é um fator de risco nos países em desenvolvimento. Fatores biológicos, a falta de acesso à informação e a serviços de saúde, a vulnerabilidade econômica e a desigualdade de poder nas relações sexuais, tornam as mulheres jovens mais vulneráveis à infecção pelo HIV. A infecção pelo HIV é elevada em praticamente todos os países.
4) As complicações associadas à gravidez são a principal causa de morte entre meninas de 15-19 anos nos países em desenvolvimento. O aborto inseguro, realizado por pessoas não qualificadas e em condições pouco higiênicas, contribui substancialmente para essas mortes.

Idade reprodutiva (15-44 anos)

1) Todos os anos, 99% dos casos de mortes maternas ocorrem nos países em desenvolvimento. Apesar do aumento do uso de anticoncepcionais nos últimos 30 anos, uma em cada quatro mulheres africanas que desejam adiar ou interromper gravidez, não usa qualquer método de planejamento familiar.
2) A SIDA é a principal causa de morte nesta faixa etária.
3) A tuberculose é a terceira principal causa de morte entre mulheres em idade reprodutiva (15-44 anos).

Mulheres adultas (20-59 anos)
1) O câncer de mama é a principal causa de morte nesta faixa etária.
5) O câncer cervical é o segundo tipo mais comum de cancro entre as mulheres, com praticamente todos os casos associados à infecção genital pelo vírus do papiloma humano (HPV). Quase 80% dos casos e de morte ocorrem em países de baixo rendimento onde o acesso ao rastreio e tratamento são praticamente inexistentes.
3) A tuberculose é a quinta causa de morte e está frequentemente associada à infecção pelo HIV.
4) O suicídio é a sétima causa de morte entre mulheres desta faixa etária.
5) Acidentes de transito estão entre as 10 principais causas de morte.
6) Acidentes domésticos e a violência também são fatores importantes. A maior parte da violência contra as mulheres é perpetrada por um parceiro do sexo masculino conhecido.
7) O uso de tabaco e a queima de combustíveis sólidos para cozinhar e para aquecimento interior das residências são os principais fatores de risco para a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). As mulheres são mais suscetíveis.

Mulheres mais velhas (60 anos ou mais)

Mulheres vivem mais que os homens.
As doenças cardiovasculares e as DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), são responsáveis por 45% das mortes de mulheres acima de 60 anos de idade em todo o mundo. Mais de 15% das mortes são causadas pelo cancer, principalmente de mama, pulmão e cólon.
Muitos dos problemas de saúde enfrentados pelas mulheres em idade mais avançada, são resultado de fatores de risco que surgem na adolescência e na idade adulta, como tabagismo, sedentarismo e dietas pouco saudáveis.
Outros problemas de saúde enfrentadas pelas mulheres idosas são a perda de visão (incluindo cataratas), perda auditiva, artrite, depressão e demência.

Nenhum comentário: