segunda-feira, abril 12, 2010

Brasil: conheça um pouco mais...


O Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior e o mais populoso país da América do Sul. É banhado pelo oceano Atlântico ao longo de toda a sua costa sul, sudeste, nordeste e norte. O Brasil faz fronteira com todos os países da América do Sul com exceção do Chile e Equador e é o único país a falar português nas Américas.

Além do território continental, o Brasil também possui alguns grandes grupos de ilhas no oceano Atlântico como por exemplo Fernando de Noronha, Trindade e Martim Vaz. O seu tamanho, relevo, clima e recursos naturais fazem do Brasil um país geograficamente diverso. Com 8,51 milhões de quilómetros quadrados de área, equivalente a 47% do território sul-americano, e com cerca de 190.000.000 habitantes, o país possui a quinta maior área territorial do planeta e o quinto maior contingente populacional do mundo.

País de enormes contrastes, a cultura brasileira é muito diversificada, resultado da intensa miscigenação dos vários povos que constituem sua demografia incluindo os indígenas, os europeus, os africanos, os asiáticos e os árabes. Devido a esta mistura, costuma-se dizer que qualquer um pode ser brasileiro, se olharmos somente para a aparencia física.
Desta amálga cultural brasileira resultaram reconhecidos gêneros musicais como o Samba, a Bossa Nova, o Choro e a MPB ou Música Popular Brasileira reconhecidas internacionalmente.


Além disso, o carnaval brasileiro e o maior evento de massas realizado no mundo. Caracteriza-se por uma enorme explosão de alegria, e durante cinco dias (as vezes mais) o país transforma-se num espetáculo de luzes, sons, ritmos e cores.



Devido aos seus abundantes recursos naturais e de mão-de-obra, o Brasil é hoje a maior economia latino-americana e a nona maior economia do mundo. O país possui entre 15 e 20% de toda biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza o Pantanal Matogrossense considerado o maior reservatório da fauna e flora do mundo e a Floresta Amazônica, denominada como o "Pulmão" do planeta". O páis também possui lindas praias de areia branca muitas ainda pouco exploradas.

Quando se fala do Brasil fala-se imediatamente de futebol que é a verdadeira paixão nacional. O Brasil é considerado a maior potencia futebolística do mundo tendo participado de todas as Copas do mundo sendo o único país a ter conquistado por cinco vezes, a copa do mundo.

Brasília, a capital tem somente 50 anos de idade. Foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960 e é a terceira capital do Brasil depois de Salvador e Rio de Janeiro. Atualmente Brasilia é a quarta maior cidade do Brasil e foi desenhada no centro geográfico do país por Oscar Niemeyer, arquiteto de renome internacional e um dos nomes mais importantes da moderna arquitetura.

No entanto, o Brasil é reconhecido internacionalmente pela estatua do Cristo Redentor e o morro do Pão de Açucar situados no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: