sexta-feira, junho 18, 2010

Portugal atual

Hoje, Portugal, oficialmente República Portuguesa, é a nação mais ocidental da Europa. O território português é delimitado a Norte e a Leste pela Espanha e a Sul e Oeste pelo Oceano Atlântico, Compreende uma parte continental com uma área de 92.391 km², alem das regiões autônomas dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

A maioria de seus 10 579 000 habitantes concentra-se no litoral, especialmente na capital Lisboa e na cidade do Porto.

A cultura portuguesa é baseada num passado que remonta aos tempos pré-históricos das invasões dos romanos e dos árabes. Todos eles deixaram as suas marcas e uma rica herança de ruínas arqueológicas, tais como o Templo de Diana em Évora, e a típica arquitetura moura das cidades do Sul, como Olhão e Tavira.

A composição genética dos portugueses tem um forte carater mediterrânico particularmente a sul e leste. A romanização, as invasões germânicas, o domínio islâmico mouro, a presença judaica e a escravatura também tiveram grande impacto na cultura e povo português. Mas a base genética da população portuguesa, assim como de toda a Península Ibérica é bastante homogênea.
A maioria da população portuguesa está entre os 15 a 64 anos e a esperança de vida ao nascer é de 78 anos e com uma das menores taxas de mortalidade infantil no mundo. O analfabetismo é pequeno, em torno dos 7% e continua a decrescer.

A doença cerebrovascular é a maior causa de morte em Portugal (17%) e o país detem a mais alta taxa de mortalidade por diabetes de toda a Europa.
A imigração é de cerca de 5% sendo a maioria oriunda do Brasil, seguida da Ucrânia e Cabo Verde. No entanto, também encontram-se imigrantes da Moldávia, Romênia, Guiné-Bissau, Angola, Timor Leste, Moçambique, São Tomé e Principe e Russia.

Portugal é um país desenvolvido, economicamente próspero, social e politicamente estável e com Índice de Desenvolvimento Humano elevado. Encontra-se entre os 20 países do mundo com melhor qualidade de vida, apesar de o seu PIB per capita ser o menor entre os países da Europa Ocidental.
A política externa de Portugal está ligada ao seu papel histórico como figura proeminente desde a Era dos Descobrimentos. É um membro fundador da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN, 1949), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 1961). Desde 1986 é membro da União Européia e desde 1992 é um Estado Membro do Espaço Schengen. É ainda fundador da primeira Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) e juntamente com o Brasil é fundador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). É Membro das Nações Unidas.

Portugal detém a aliança mais antiga do mundo, celebrada com a Inglaterra que se mantém até os dias de hoje.

Governo

O Presidente da República é o Chefe de Estado e é eleito por um mandato de cinco anos, exercendo uma tripla função: de fiscalização, sobre a actividade do Governo, de comando, como Comandante Supremo das Forças Armadas (Exército, Armada, Força Aérea, Guarda Nacional Republicana), e de representação formal do Estado português no exterior.
No entanto, o
Governo é chefiado pelo Primeiro Ministro que é o líder do partido mais votado em cada eleição legislativa, e é convidado, nessa forma, pelo Presidente da República para formar governo. É o Primeiro-Ministro quem nomeia os restantes ministros.

A língua portuguesa é uma língua românica (do grupo ibero românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francêes, romeno, reto-romanche (Suiça).
O português é conhecido como a língua de Camões (por causa de Luis de Camões, autor de Os Lusiadas, famosa poesia portuguesa.
A música tradicional portuguesa é variada e muito rica. Do folclore fazem parte as danças do vira, do Minho, dos Pauliteiros de Miranda, do Corridinho do Algarve ou do Bailinho da Ilha da Madeira.

O mais conhecido estilo de música português é o Fado que significa "fatalidade" ou "destino". É um estilo musical lírico e sentimental interpretado por uma só pessoa (o/a fadista) acompanhada pela tradicional guitarra portuguesa. Sua interprete mais famosa foi Amália Rodrigues.

Gastronomia
A gastronomia portuguesa é muito rica e variedade e cada zona do país tem os seus pratos típicos, incluindo os mais diversificados alimentos, no entanto é pelas diversas formas de preparar o bacalhau, que os portugueses são mais conhecidos. A grande maioria de seus doces típicos são à base de ovos e os mais famosos são os pasteis de Belém, cujo segredo de sua confecção é bem guardado, assim como os ovos moles de Aveiro.
Portugal é um país fortemente vinícola, sendo célebres os vinhos do Douro, do Alentejo, do Dão, os vinhos verdes e do Minho e os licorosos do Porto e da Madeira.
O futebol é o esporte nacional mas as modalidades desportivas em que o país mais se destaca a nível internacional são, além do futebol, a vela, equitação, o judo, o ciclismo, a esgrima, atletismo e tiro ao alvo.



Com esta reportagem, terminamos a série sobre Portugal e também finalizamos uma pequena história de todos os países de lingua portuguesa que ao longo dos anos apresentamos neste BLOG.






3 comentários:

Unknown disse...


adoraría viver num país assim....!!!!

vou tentar fazer isso realidade.!!!!

Oscar Massa. /Novo Hamburgo/ r. Sul./Brasil.

OSCAR MASSA disse...


adoraría viver num país assim....!!!!

vou tentar fazer isso realidade.!!!!

Oscar Massa. /Novo Hamburgo/ r. Sul./Brasil.

Unknown disse...

adoraría viver num país assim....!!!!

vou tentar fazer isso realidade.!!!!

Oscar Massa. /Novo Hamburgo/ r. Sul./Brasil.