sexta-feira, setembro 10, 2010

10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

"Muitas faces, muitos lugares, prevenção do suicídio ao redor do mundo"


Este é o tema escolhido em 2010 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para comemorar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. 

O desafio deste ano é demonstrar seu apoio acendendo uma vela junto à janela no dia 10 de Setembro às 20 horas. A iniciativa tem a designação de "Light a Candle on World Suicide Prevention Day at 8 PM."

O objetivo é promover o compromisso mundial com medidas para prevenir o suicídio, que é a principal causa evitável de mortes prematuras.

De acordo com a OMS, quase 1 milhão de pessoas morrem por suicídio por ano, um índice global de mortalidade de 16 por 100.000 pessoas, ou uma morte a cada 40 segundos.

Hoje,  essa é a maior causa de mortalidade entre os 15 e 44 anos, tendo crescido 60% no mundo inteiro nos últimos 40 anos.
Estima-se ainda que por cada morte existam vinte ou mais tentativas. 

Os índices de suicídio em alguns dos países de língua portuguesa são:

Portugal há em média 1.155 casos por ano (população 10.677.000)
Brasil - 8.548 casos por ano (população 191.972.000)
Timor Lestesão crescentes os casos de suicídio e auto-flagelação em campos de refugiados.
Angola - Em agosto de 2010 o Hospital Psiquiátrico de Luanda, registrou um aumento intenso no caso desse tipo de morte.

Por mais que estes números não estejam entre os mais altos do mundo, ainda representam um grande número de mortes não-naturais.

Deve-se ter em conta que tanto o suicídio consumado quanto a tentativa de suicído tem sérias consequências emocionais para as pessoas mais próximas da vítima, família e amigos. O impacto emocional causado pela perda de uma pessoa devido ao suicídio pode durar muitos anos, e pode ter nas famílias, consequências que se estendem por várias gerações.

Como exemplo de prevenção, o Ministério da Saúde do Brasil lançou em 2006 a Estratégia Nacional para Prevenção do Suicídio, que inclui diretrizes médicas, seminários e o lançamento de um DVD informativo.

Enquanto isso, inciativas privadas também vem crescendo, como o blog Bloggers Unite, que aproveita a esfera virtual para reunir comentários de pessoas de todo o mundo sobre a prevenção do suicídio.

Nenhum comentário: