domingo, outubro 03, 2010

3 de outubro - Dia Mundial do Dentista

Dia Mundial do Dentista
(Clínica de odontopediatria de 1920 nos EUA)
Hoje, dia 3 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Dentista, data escolhida por coincidir com o dia de fundação da primeira escola dentária do mundo, a Baltimore College of Dental Surgery, em 1840 nos Estados Unidos da América.

Embora as atividades de dentista sejam populares ao redor do mundo há 5 mil anos, foi apenas no século 19 que nasceram as escolas específicas para formar tais profissionais. No Brasil, por exemplo, o ensino da odontologia foi oficialmente instituído em 1884, nas faculdades de medicina do Rio de Janeiro e da Bahia.

_______________________________________________________

- Diz-se que o primeiro dentista do mundo tenha sido o egípcio HesyRe, em 2600 a.C.

- Em Portugal, no século 17, foi instituída multa para aqueles que extraissem dentes sem licença

- No Brasil, em 1811 foi expedida a primeira carta de dentista, pelo português Pedro Martins de Moura, que dava direito apenas de "tirar dentes"
_______________________________________________________

O cuidado com seus dentes é muito importante!
Não simplesmente por uma questão estética, mas principalmente por serem os dentes importantes facilitadores do nosso aparelho digestivo: graças à trituração dos alimentos é que nosso corpo pode absorver melhor os nutrientes.

2 comentários:

clinicadomarques disse...

Um artigo curto sobre os dentistas mas com muito a dizer. Tratar da saúde oral, tratar dos dentes é muito importante e para os ajudar nada melhor do que completar com uma alimentação equilibrada.

Rafaela Sanzi disse...

A informação do dia 03 de outubro ser reconhecido o dia mundial do dentista não se prova verdadeiro. não há nenhuma fonte que comprove essas informações do artigo. Encontro datas diferentes para os países nesse artigo. Vale a pena verificar https://blog.imedicina.com.br/datas-em-que-o-dia-do-dentista-e-comemorado-ao-redor-do-mundo/