terça-feira, outubro 05, 2010

Série Escritores da Língua Portuguesa: Fernando Pessoa

FERNANDO PESSOA



Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
(Navegar é Preciso)
"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, não há nada mais simples. Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte. Entre uma e outra todos os dias são meus".

 

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa dia 13 junho 1888. Após a morte do seu pai, sua mãe se casou novamente com o embaixador de Portugal na Africa do Sul, onde Fernando passou a maior parte da sua infância e adolescência.

Como sua educação foi principalmente em inglês, as suas primeiras obras e poemas foram escritas nesse idioma. Só quando Fernando Pessoa voltou para Lisboa em 1905 para começar a universidade, é que ele começou a explorar a literatura na língua portuguesa.

Influenciado pelo escritores da lingua inglesa como Walt Whitman e Ezra Pound, Fernando Pessoa conseguiu desenvolver seu próprio estilo de escrever. Começou com criticas literárias 'avant garde' em revistas de Lisboa antes de publicar o seu primeiro livro de poemas "Antinous" em 1918.

Em Lisboa, Fernando Pessoa iniciou uma amizade com Mário Sá Carneiro, com quem se correspondia frequentemente. Foi este que lhe introduziu a literários portugueses que influenciaram prufundamente seu modo de escrever. Nessa altura, Fernando Pessoa criou os seus famosos heterónimos. Cada um deles personifica um aspecto diferente de sua própria personalidade. Alberto Caeiro, Ricardo Reis, and Álvaro de Campos constituíram o trio fantástico, sem os quais Fernando Pessoa acreditava que não poderia escrever.
Veja abaixo:

- Caeiro é contra a emoção e sensiblidade. Ele representa o lider, o 'pastor' é como Fernado Pessoa se refere a si mesmo. Os outros dois são o seus discípulos.

- Reis é tradicional, médico e sério. Suas obras fazem lembrar os velhos clássico.

- Campos o romântico aventureiro. É engenheiro de profissão mas a personificação da experiência, ele escreve em verso livre.

Durante muitos anos, os heterónimos de Fernando Pessoa causaram muita confusão. Eles discutiam temas literários entre si e seus dialogos eram tão intenso e constante que muitos acreditavam que os três eram realmente pessoas verdadeiras. Para Fernando Pessoa, cada um era real e vivia dentro de si.

Em 1915, Fernando Pessoa, junto com Sá Carneiro e Luis de Montalvor, formou o grupo 'Orpheu', a partir do qual foi lançada a revista "Orpheu", reconhecido pelo seu marco modernista na literatura portugesa. Em 1933, ele publicou  sua coletânea de poemas intitulada "A Mensagem", que fala sobre os grandes personagens históricos portugueses. Hoje em dia, este livro é reconhecido como uma de suas obras mais brilhantes. Este foi o único livro de Fernando Pessoa publicado em vida.  Fernando Pessoa limitou-se a trabalhos criticos em revistas de Lisboa e ensaios literários aonde ele explorava idéias modernas da literatura e prosa.

O guardador de rebanhos, 1914
No dia 30 de Novembero 1935, Fernando Pessoa faleceu. Após a sua morte foram descobertos mais de 20,000 manuscritos guardados. Nos anos 40, seu trabalho começou a ser publicado e quase imediatamente traduzido para espanhol, inglês, francês e alemão. Foi em post-mortem que Fernando Pessoa finalmente recebeu o reconhecimento que as suas obras merecem.

Em 1982, foi publicado o famoso "Livro do Desassossego", no qual ele introduziu mais um (semi) heterónomio, Bernardo Soares. O livro pode ser entendido como uma biografia. No entanto, o livro é principlamente uma composição de criticas desde o pragmatismo da condição humana até o absurdo da própria literatura.

Fernando Pessoa é reconhecido mundialmente pela sua contribuição á literatura modernista europeia e também a sua forma inovadora de escrever e pensar. Escolheu viver uma vida obsucra e oculta, mas  sua influência no mundo literário o recomendará para sempre como um dos melhores escritores do século XX.


Um comentário:

Bauru disse...

Delícia de poeta sobre Fernando Pessoa. Meu poeta preferido... Cheguei até aqui por causa da imagem, pois estou escrevendo um exercício de interpretação de textos.