segunda-feira, maio 23, 2011

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica

Diversidade Biológica é a variedade de espécie de plantas ou animais existente em uma dada região.

É a diversidade da natureza viva.
Mais claramente falando, refere-se à vida no nosso planeta incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies da flora, fauna e microrgannismos e suas funções desempenhadas nos diversos ecossistemas. (http://www.agua.bio.br/botao_d_P.htm)


Em 1993 as Nações Unidas adotaram o dia 22 de maio como o dia da diversidade biológica como forma de alertar, sensibilizar e aumentar o conhecimento sobre o assunto.


Os principais processos responsáveis pela perda da biodiversidade são:
  1. Perda e fragmentação dos hábitats;
  2. Introdução de espécies e doenças exóticas;
  3. Exploração excessiva de espécies de plantas e animais;
  4. Uso de híbridos e monoculturas na agroindústria e nos programas de reflorestamento;
  5. Contaminação do solo, água, e atmosfera por poluentes; e
  6. Mudanças Climáticas.


Este ano, o Dia Internacional da Biodiversidade coincide com a instituição de 2011 como o Ano Internacional das Florestas, declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para educar a comunidade global acerca do valor das florestas e das extremas consequências sociais, econômicas e ambientais de perdê-las.

Dia Internacional da Biodiversidade dedica-se a destacar a necessidade de ação urgente 
pela preservação das florestas para conservação de sua diversidade biológica.

A Biodiversidade das Florestas
 

Quase duas décadas atrás, os líderes mundiais incluíram a Declaração dos Princípios do Rio sobre Florestas como principal resultado da Cúpula da Terra, que também viu o nascimento da Convenção sobre Diversidade Biológica.

Em 2012, os governos se reunirão no Rio para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Enquanto aguarda-se esta conferência, todos os setores da sociedade devem comprometer-se com a gestão, a conservação e o desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas para o nosso futuro coletivo.

Ameaças para a biodiversidade das florestas...


desflorestamento leva à diminuição das reservas de água e  alimentos, à perda de biodiversidade e aumenta a quantidade de  emissão de carbono.
A principal causa do desflorestamento é a indústria da madeira e a expansão da agricultura como, por exemplo, as plantações de óleo de palma e a criação de gado.
O reflorestamento é uma das formas de combater o problema, no entanto, as "novas florestas" são mais  vulneráveis a doenças e mudanças climáticas. 
As florestas com todo o seu esplendor ão fundamentais para a vida  na Terra. 
Além de serem a maior fonte de produção de oxigênio do nosso planeta, as florestas capturam e armazenam água, estabilizam o solo, abrigam a biodiversidade e dão uma contribuição importante para a regulação climática.

Elas geram lucros e proporcionam renda e recursos essenciais para centenas de milhões das pessoas mais pobres do mundo.
O Banco  Mundial estima que as florestas contribuem diretamente para os meios de subsistências de 90% dos 1,2 biliões de pessoas que vivem na pobreza extrema.

Contudo, apesar de nossa crescente compreensão e apreciação do quanto nós colhemos das florestas, elas ainda estão desaparecendo em ritmo alarmante.  (http://www.pnuma.org.br/comunicados_detalhar.php?id_comunicados=137)

Outra ameaça atual para a biodiversidade das florestas são as mudanças climáticas. Basta uma diferença de 1o de temperatura para alterar o funcionamento e composição das florestas. O crescimento da floresta e os padrões sazonais dos ecossistemas podem alterar algumas espécies de plantas modificando a dinâmica e o tipo de floresta.

As "espécies exóticas invasoras" são espécies de plantas que ao serem introduzidas fora do seu habitat natural ameaçam a biodiversidade, já que podem produzir substâncias bioquímicas que inibem o crescimento de outras plantas ou podem, por exemplo, criar sombras em locais que não existiam anteriormente.

Nas florestas tropicais a sobre-exploração de mamíferos, répteis e  pássaros tornou-se uma ameaça para a população local indígena. ,Há espécies que já se encontram ameaçadas.

Como Wangari Maathai disse: "Quando plantámos árvores, estamos a plantar sementes de paz e de esperança."

Se tem curiosidade em saber mais consulte:





Nenhum comentário: