quinta-feira, maio 05, 2011

Medicina popular

Desde a antiguidade e mesmo antes disso, a sabedoria do povo era essencial para se transmitir o conhecimento de uma geração à outra.
Os mais velhos mereciam respeito e consideração e eram mestres cercados de aprendizes querendo saber mais sobre o universo, sobre as estrelas, sobre o curso dos rios, sobre agricultura, sobre a cosntrução de casas, sobre a caça....

Com a saúde não era diferente. A incompreensão sobre os males que afetavam os povos sempre foi um assunto envolvido em mistério e mesmo magia.

Os curandeiros eram magos, que tinham o poder sobre a vida e a morte. Falavam com os Deuses em segredo e por isso eram temidos. Ninguém ousava desafia-los pois poderiam ser amaldiçoados com uma doença, febre, mazela ou mesmo a morte.

Com o passar dos anos e o maior conhecimento sobre o corpo, a ciência e a medicina, a etiologia das doenças foi sendo melhor compreendida e muitas práticas tradicionais foram sendo abandonadas.
No entanto,  a sabedoria popular ainda é evidente em muitas partes do mundo. O uso de plantas, ervas e rezas continua sendo praticada em muitos lugares e os curandeiros e as rezadeiras seguem sendo respeitados e temidos.

Hoje a medicina tradicional é respeitada e estudada. Pode ser definida como "o total de conhecimento técnico e procedimentos baseado nas teorias, crenças e as experiências indígenas de diferentes culturas, sejam ou não explicáveis pela ciência, usados para a manutenção da saúde, como também para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças físicas e mentais."
Grandes exemplos vêm do norte do Brasil graças à grande população indígena que ainda habita este local e à enorme biodiversidade das plantas amazónicas.

Exemplos:

O leite de amapá doce, uma espécie de látex, retirado do tronco da árvore, é utilizado como tratamento de doenças respiratórias. 

azeite de andiroba pode ser usado para as dores nas costas.
As mulheres índias dizem que a iapacani regulariza o ciclo menstrual e acaba com a esteridade.
Os banhos-de-cheiro são muito conhecidos. Podem ter uma mistura de ervas cheirosas como a oriza e a pataqueira, raízes fortes, cascas perfumadas e cipós excitantes. Acredita-se que estes banhos tenham um poder mágico de trazer felicidade e atrair coisas boas e sorte.

A medicina tradicional também utiliza muitos animais. Para tratar o sarampo pode-se tomar caldo de lagartixa....  
Para as cólicas do intestino há quem use chá de barata.
Você tomaria?


Bibliografia: Felipe, C., Manzo, M., O grande livro do folclore, Editora Leitura 2ª edição, 2000

Nenhum comentário: