quarta-feira, junho 22, 2011

A Lenda do rato e do caçador - Moçambique


Continuando a nossa série de lendas e contos, hoje vamos contar um conto de Moçambique

Existia um caçador que usava armadilhas, abrindo covas no chão. Ele tinha uma mulher cega e três filhos. Um dia quando visitava suas armadilhas, encontrou um leão que lhe perguntou:
- Bom dia, senhor! Que fazes por aqui no meu território?
O caçador respondeu:
- Ando a ver se as minhas armadilhas apanharam alguma coisa.
O leão imediatamente respondeu:
- Tu tens de pagar um tributo pois esta região me pertence. O primeiro animal que apanhares é teu e o segundo meu e assim sucessivamente.
O homem concordou e levou uma gazela que estava em uma das armadilhas. Passado algum tempo, o caçador resolveu fazer uma viagem mais longa para visitar alguns amigos e não retornou no mesmo dia.
Com fome, sua mulher decidiu procurar nas armadilhas, se havia algum animal apreendido. Porém, como era cega, ela e um dos filhos caíram em uma das armadilhas. O leão que estava entre os arbustos viu o que aconteceu e esperou o caçador voltar para entregar-lhe a presa, conforme o combinado.
Ao voltar para casa, o caçador não encontrou sua mulher e resolveu seguir as pegadas que a mulher tinha deixado.
Qual não foi o seu espanto quando viu que a presa do dia era sua mulher e um de seus filhos. O leão, ao ver o homem, disse:
- Bom dia amigo! Hoje é a minha vez! A armadilha apanhou dois animais ao mesmo tempo. Já tenho os dentes afiados para os comer!

O caçador, temendo o que poderia acontecer disse:
- Amigo leão, conversemos sentados. A presa é a minha mulher e o meu filho.

O leão protestou:
- Não quero saber de nada. Hoje a caçada é minha, como rei da selvas e conforme o combinado.
De repente apareceu um rato querendo saber o que se passava.
O leão disse:
- Este homem está a recusar-se a pagar o seu tributo em carne, segundo o combinado.

O rato então disse ao caçador:
- Se concordaram assim, porque não cumpres?
Pode ser a tua mulher ou o teu filho, mas deves entregá-los. Deixa isso e vai-te embora.
O caçador vendo que não tinha outra escolha, deixou a conversa de lado.

O rato já sozinho com o leão, a mulher e a criança disse:
- Ouve, tio leão, nós já convencemos o homem a dar-te as presas. Agora deves-me explicar como é que a mulher foi apanhada. Temos que experimentar como é que esta mulher caiu na armadilha.
Ele então levou o leão para perto de outra armadilha, que acabou caindo dentro dela. Depois disso o rato salvou a mulher e o filho e os mandou para casa.

A mulher então convidou o rato a ir viver na sua casa e comer tudo o que ela e a sua família comiam.
Foi a partir deste momento que o rato passou a viver na casa dos homens, roendo tudo que existe.


Um comentário:

Unknown disse...

Lindo que me deram divertisse com leitura do que com bobajes