sexta-feira, outubro 07, 2011

O mito dos Medicamentos Genéricos

   Você sabe o que é um medicamento genérico?

Os medicamentos genéricos são cada vez mais prescritos em todas as partes do mundo como alternativas igualmente eficazes e a preço mais accessível quando comparados com os medicamentos de laboratórios comerciais.


O que é afinal um medicamento genérico?
É um medicamento com a mesma composição tanto em sua qualidade quanto na quantidade da substância ativa do medicamento produzido por um laboratório comercial.
Da mesma forma, o medicamento genérico tem a mesma forma e tem a mesma indicação terapêutica que o medicamento produzido por um laboratório comercial.

Existem diferenças entre um medicamento genérico e um medicamento de referência?
Como dissemos acima, os medicamentos genéricos contêm o mesmo princípio ativo que os medicamentos produzidos pelos laboratórios comerciais. Isso quer dizer que os medicamentos genéricos atuam da mesma maneira no organismo.
Os genéricos podem no entanto, conter princípios não ativos diferentes tais como: corantes, açúcares, amidos,etc. Podem também distinguir-se em termos de tamanho, cor ou forma, mas nenhuma destas diferenças altera seu efeito terapêutico.
Os medicamentos genéricos podem em alguns casos possuir uma pequena alteração na sua estrutura química, no entanto isso não altera sua equivalência terapêutica.
Os medicamentos genéricos são realmente eficazes?
Um estudo de bioequivalência de 2008 avaliou 38 trabalhos científicos de ensaios clínicos publicados comparando medicamentos de laboratórios comerciais para o sistema cardiovascular com os equivalentes genéricos disponíveis. O estudo constatou que não existem diferenças significativas entre os dois. Isso quer dizer que os medicamentos genéricos são tão eficazes quanto os medicamentos de laboratórios comerciais.
Como identificar um medicamento genérico?
Os genéricos possuem obrigatoriamente uma identificação na embalagem exterior.
Esta identificação pode ser a sigla MG (Medicamento Genérico), como em Portugal ou podem diferenciar-se por um destaque colorido no rótulo, como é o caso do Brasil.

Todos os medicamentos possuem similares genéricos?
Não! Nem todos os medicamentos possuem similares genéricos. No entanto, os pacientes podem sempre perguntar ao médico ou ao farmacéutico sobre a existência de medicamentos genéricos similares aos que lhes foram prescritos.

Porque então não se utiliza somente os medicamentos genéricos?
A maioria dos medicamentos de referência possui uma patente que dura 20 anos. Durante este período não se pode produzir um medicamento genérico com a mesma composição do medicamento de referência. Por isso, muito medicamento novos no mercado não possuem equivalente genérico.

No entanto, alguns pacientes e alguns médicos por diversas razões optam por não utilizar o medicamento genérico. O médico e o paciente devem discutir suas opções e chegarem a opção mais adequada a cada caso.

Como é feita a prescrição do genérico?
O médico conhecendo o princípio ativo de um medicamento pode prescrever seu similar genérico mantendo a dosagem e forma farmacêutica necessária.

Os genéricos são realmente mais baratos que os medicamentos de referência?
Sim. Em regra, estes medicamentos custam ente 20 a 90% menos que os medicamentos de referência. Esta competitividade gerada pela indústria de genéricos incentiva a indústria farmacêutica a reduzir o preço do medicamento de referência.


O genéricos garantem aos doentes o acesso a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, permitindo aos Sistemas de Saúde dos países poupar verbas extremamente necessárias que permitam aos governos financiar tratamentos com medicamentos inovadores. No caso da União Europeia, por exemplo, os genéricos permitem poupanças aos Sistemas de Saúde na ordem dos 20 mil milhões de euros anuais.

 A concorrência gerada pelos medicamentos genéricos funciona também como um estímulo para a indústria farmacêutica passar a centrar-se na investigação de novas terapêuticas.

Com base nas respostas econtradas, conclui-se então que pode adquirir-se medicamentos genéricos com a mesma qualidade do medicamento original que detinha a patente, a um preço mais baixo. 
Qualquer dúvida que possa surgir em relação ao uso de medicamentos genéricos o doente deverá sempre informar-se junto do seu médico e/ou farmacêutico.

Bibliografia:


Nenhum comentário: