segunda-feira, novembro 14, 2011

14 de novembro - Dia Mundial da Diabetes

Hoje, 14 de Novembro, comemora-se o Dia Mundial da Diabetes, recordando o nascimento de Frederick Banting que, em 1922 e juntamente com Charles Best, descobriu a insulina, o hormônio produzido pelo pancreas e responsável pelo controle da glicose (açúcar no sangue)salvando a vida de milhares de pessoas com diabetes em todo o mundo.

O que é a diabetes?

A diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento do açúcar no sangue.

Após uma refeição, durante o jejum ou quando praticamos esportes, o nosso corpo adapta-se para manter os níveis de açúcar no sangue de acordo com as necessidades do momento e sempre dentro de determinados limites.

Quando um desses mecanismos falha – por exemplo, quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando as nossas células não são capazes de utilizar a insulina disponível – os níveis de açúcar sobem para níveis não fisiológicos.

Ao fim de algum tempo, o nosso organismo começa a enviar sinais de alerta que algo não está bem, tais como: sede, vontade frequente de urinar, fome constante, perda de peso inexplicável ou fadiga.
Mas porque é importante manter os níveis de açúcar dentro dos limites definidos como normais?

A médio e longo prazo, níveis de açúcar elevados no sangue danificam alguns órgãos e sistemas do nosso corpo.
Um diabetes não controlado leva, inevitavelmente, à perda de visão, à insuficiência renal ou até mesmo à amputação dos membros inferiores – a diabetes é a primeira causa de amputação de membros inferiores por causa deuma enfermdidade.

Uma vez instalada a doença, não há cura. Mas há tratamento eficaz que controla os sintomas e as consequencias causadas pela diabetes.

A Organização Mundial da Saúde assume que existem 346 milhões de pessoas com diabetes no mundo e que ela pode ser a responsável por 3,4 milhões de mortes em todo os países.

No entanto, o aparecimento do Diabetes tipo 2 ou diabetes dito do adulto, pode ser evitado ou retardado através:

- Manter um peso saudável.

- Praticar atividade física regular, adequada à idade e condição física do indivíduo. Trinta minutos por dia de intensidade moderada são suficientes.

- Reduzir a ingestão de açúcar e gorduras saturadas.

- Ingerir 3 a 5 unidades de fruta e vegetais por dia e não permanecer mais de duas horas sem comer.

À semelhança do que acontece com a maioria das doenças, o modo como vivemos, como nos alimentamos, em suma, como nos cuidados é determinante na nossa saúde futura.

 
Vamos todos viver mais e melhor!





Nenhum comentário: