quarta-feira, novembro 02, 2011

Trick or Treating

Ir de casa em casa vestido de bruxa ou outros personagens de filmes de horror tem sido uma tradição popular do dia 31 de outubro, ou como é mais conhecido, Dia das bruxas por mais de 100 anos em diversos países.

Mas você sabe a origem deste ritual?
O Halloween ou dia das Bruxas tem suas raízes na era pré cristã, mais precisamente no festival celta SAMHAIN que comemorava-se no dia 31 de outubro.

Os celtas viveram há mais de 2000 anos no que chamamos hoje de Irlanda, outras partes da Inglaterra e França.

Eles acreditavam que os mortos retornavam à terra no dia do SAMHAIN. Neste dia, as pessoas se reuniam em torno de fogueiras, oferecer sacrifícios e homenagear os entes falecidos.

Durante algumas destas celebrações as pessoas se fantasiavam com roupas feitas de peles de animais para afugentar os visitantes “fantasmas”. Grandes banquetes eram preparados e deixados como oferta fora das casas,com o intuito de aplacar os espiritos indesejaveis.

Séculos mais tarde, as pessoas passaram a vestir-se como fantasmas, demônios e outras criaturas “do outro mundo” realizando travessuras para elas mesmas comerem as iguarias deixadas nas portas das casas.


Este costume, conhecido como DISFARCE vem desde à idade média e foi passado de geração a geração e hoje é conhecido como “Trick or Treating”.

Hoje pode-se escolher que o seu visitante realize uma brincadeira "trick" ou senão você pode lhes ofertar uma prenda “treat”.

Mais tarde, por volta do século IX, o cristianismo já havia se espalhado por quase toda a Europa e gradualmente os rituais pagãos foram se misturando aos novos rituais da Igreaja católica.

No ano 1000, a igreja designou o dia 02 de novembro como Dia de Finados, um momento para homenagear os mortos.

As celebrações deste dia pareciam muito com o antigo ritual SAMHAIN onde as pessoas mais pobres visitavam as famílias mais ricas para receber bolos chamados de “bolo das almas” em troca de uma promessa de rezar pelas almas dos parentes falecidos. Mais tarde esta prática foi pouco a pouco passado às crianças que iam de porta em porta pedindo pequenos presentes, comida, dinheiro ou prendas.

Nenhum comentário: