quinta-feira, dezembro 08, 2011

Ferreirinha a Rainho do Douro

Falar da história do vinho do Porto e do Douro sem falar da Ferreirinha não é certamente possível...


Dona Antónia Adelaide Ferreira nasceu no Peso da Régua, em Portugal, a 4 de Julho de 1811. É mais conhecida por Ferreirinha, diminutivo que traduz o carinho e admiração que as "gentes" do Porto nutriam por esta mulher forte, determinada e bondosa.

D.Antónia teve a coragem de desafiar os mais poderosos e ajudar os mais pobres servindo de exemplo e orgulho para os habitantes do Douro.

Mas que história conta a vida desta mulher para ser alvo de tanta admiração e respeito?

A riqueza da família Ferreira começou com Bernardo Ferreira, um proprietário do Douro que aumentou os seus bens agrícolas sob ordens do Marquês de Pombal, transformando terras em Montes de Rodo em bonitas quintas vinícolas. (vinho do Porto).

Os seus filhos José e António tiveram respectivamente uma filha, Antónia Adelaide Ferreira (a Ferreirinha) e um filho António Bernardo Ferreira, que se casaram em 1834.

O casal de primos teve três filhos: Maria d'Assunção, António Bernardo e Maria Virgínia.

Por esta época Dona Antónia Ferreira era já conhecida pela sua preocupação com as famílias dos trabalhadores de suas terras.

D. Antónia ficou viúva ainda jovem, com apenas 32 anos mas casou-se de novo em 1856 com o seu administrador, José da Silva Torres e continuou a manter o negócio da familia.

Apesar de ter nascido no seio de uma família de posses, D.Antónia não se deixou acomodar ao estilo de vida típico que seria de esperar de mulheres pertencentes às famílias ricas da época.

Ao tomar o leme dos negócios logo após a morte do primeiro marido, a coragem e a veia de empresária desta mulher faziam-se notar: fez grandes plantações de vinha no Douro escolhendo os locais mais expostos à radiação solar, contratou colaboradores, construiu armazéns, comprou quintas importantes e fundou outras.

A Ferreirinha tornou-se a pessoa mais rica e respeitada do Alto Douro vinhateiro e numa das mais poderosas individualidades da época em Portugal.

Tornara-se numa figura tão importante que um dos homens mais poderoso de Portugal na época prentendia casar o seu filho com a sua filha Maria d'Assunção.

Não estando habituado a ser contrariado após a recusa firme de D.Antónia, o Duque mandou os seus homens raptarem a menina de apenas 12 anos.

Ao tomar conhecimento do plano, com a sua perspicácia e sentido de estratégia, Ferreirinha refugiou-se com a família na Espanha e depois em Inglaterra.

Em 1868, num gesto de generosidade a Ferreirinha comprou enormes quantidades de vinho para ajudar os viticultores na luta contra os baixos preços praticados pela abundância de vinho daquele ano.

Lutou ainda contra a falta de apoios dos sucessivos governos de Portugal que se interessavam mais pela construção de estradas e pela compra de vinho espanhol.

Debateu-se ainda contra a filoxera (doença das vinhas) e deslocou-se a Inglaterra para obter informação sobre os meios mais modernos e eficazes de combate a esta peste, sendo uma inovadora pela introdução de processos mais sofisticados de produção do vinho.

Em 1870 a praga do oídio (fungo que afeta as vinhas) destruiu grande parte dos vinhedos, mas D.Antónia, com uma capacidade empresarial enorme, negociou com os ingleses todo o vinho que permanecia nos armazéns, contribuindo para o enriquecimento da casa Ferreira.

A morte do seu segundo marido em 1880 não impediu que ela continuasse com suas obras beneficentes como os hospitais de Vila Real, Régua, Moncorvo e Lamego.

A Ferreirinha do Douro, "mulher lenda" de tenacidade e bondade, construiu vinhas onde jamais alguém se atrevera a construir, lutou contra os interesses instalados da época, foi uma visionária que nunca se esqueceu de ser generosa com a comunidade a que pertencia...

Faleceu a 26 de Março de 1896, deixando uma enorme fortuna e perto de trinta quintas. Com a sua morte, o Douro e os seus habitantes perderam a sua Rainha.

Apesar de já não pertencer à família Ferreira , a Casa Ferreira é considerada hoje uma das mais importantes casas de vinho do Porto!







Nenhum comentário: