sexta-feira, abril 13, 2012

Universidade Agostinho Neto: Angola

Este é o terceiro post sobre Universidades nos países de língua portuguesa.

Começamos por Coimbra - O nascimento de um saber superior (http://eportuguese.blogspot.com/2012/03/o-nascimento-de-um-saber-superior-1-de.html)


Depois publicamos A Primeira Universidade Brasileira  http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6960209654986865080#editor/target=post;postID=7045219031564918782

E agora é a vez da Universidade Agostinho Neto em Angola


Universidade Agostinho Neto
  Em Angola, a Universidade Agostinho Neto, foi durante muito tempo a única universidade pública do país, contituindo sem dúvida um marco imortante para uma população de estudantes em busca do ensino superior.

O ensino universitário foi institucionalizado em Angola em 1962, com a criação dos Estudos Gerais Universitários de Angola, integrados na Universidade Portuguesa.


Em 1968 os Estudos Gerais Universitários de Angola sofreram uma reestruturação, passando a se chamar Universidade de Luanda que na altura compreendia dois pólos, em Luanda e Huambo.

 Após a proclamação da independência em 1975, a Universidade de Luanda passou a denominar-se de Universidade de Angola. 

E em janeiro de 1985, em homenagem ao primeiro presidente do país e primeiro reitor da universidade, esta passou a chamar-se Universidade Agostinho Neto.

A Universidade Agostinho Neto foi crescendo e espalhando-se pelas províncias. Mas com o passar do tempo, chegou-se à conclusão de que uma universidade com tamanha extensão geográfica não era funcional.

Por isso, as faculdades existentes fora de Luanda e Bengo serviram de base para a constituição de universidades regionais autónomas nas províncias de:


Benguela - Universidade Katyavala Bwila
Cabinda - Universidade 11 de Novembro
Huambo - Universidade José Eduardo dos Santos
Lubango - Universidade Mandume ya Ndemufayo
Malanje - Universidade Lueij A'Nkonda
Uíge - Universidade Kimpa Vita

A fundação destas universidades serviu para descentralizar o ensino superior tornando mais fácil o acesso aos mais diversos cursos pelas populações rurais.


Assista à conversa com estudantes da Universidade Agostinho Neto em 2008:






Na área da saúde, existem hoje diversas Faculdades de Medicina espalhadas por todo o país, não só na Universidade Agostinho Neto.

Em Huambo está a Universidade José Eduardo dos Santos, em Benguela a Universidade Katyavala Bwila, em Cabinda a Universidade 11 de novembro, em Cabinda e em Malanje a Universidade Lueij A'Nkonda.

Para além da medicina os angolanos podem também ter acesso a outros licenciaturas relacionados com a área da saúde:
  • Enfermagem - ministrado no Instituto Superior de Ciências de Saúde  de Bengo e Instituto Superior Politécnico do Huambo
  • Fármácia, Análises Clinicas e Psicologia Escolar - ministrado pelo Instituto Superior de Saúde de Bengo
  • Psicologia Clinica - ministrado pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde  de Bengo e Instituto Superior Politécnico do Cazenga
  • Gestão Hospitalar - ministrado Instituto Superior Politécnico do Cazenga

Fonte: Site oficial Universidade Agostinho Neto

Nenhum comentário: