quarta-feira, março 21, 2012

Dia 22 de março: Dia Mundial da Água


Objetivo de Desenvolvimento do Milénio atingido para água potável

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou em março de 2012 que o mundo atingiu o  Objetivo de Desenvolvimento do Milénio 7 ao reduzir à metade a proporção de pessoas sem acesso a água potável.
O primeiro ODM a ser atingindo globalmente.




No final de 2010, 89% da população mundial, ou 6,1 bilhões de pessoas, passaram a utilizar fontes de água + potável, acima da meta dos 88% traçados pelo Objetivo de Desenvolvimento do Milénio.
Estima-se que até 2015, 92% da população mundial terá acesso a água + potável.

Não obstante, pelo menos 11% da população mundial, o equivalente a 783 milhões de pessoas, continuam a não ter acesso à água potável.



Objetivo do saneamento longe de ser atingido

No entanto, o mundo ainda está longe de atingir a meta de saneamento básico e é improvável que o alcance até 2015.

Ban ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas disse:"Alcançamos uma meta importante, mas não podemos ficar-nos por aqui",  ao frisar que a Assembleia-geral das Nações Unidas reconheceu a água potável e o saneamento como direitos humanos, o que significa que é preciso "assegurar que todas as pessoas tenham acesso aos mesmos".

Falta de saneamento em certos países continua a ser preocupante
De acordo com os dados, 1,1 mil milhões de pessoas continuam sem redes de esgoto, e cerca de 4 mil crianças morrem diariamente por doenças diarréicas associadas à falta de qualidade da água.



 




"Melhor água, saneamento e higiene são cruciais para promover a saúde humana e o desenvolvimento," afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, ao salientar que, apesar dos "progressos animadores, quase dez por cento de todas as doenças continuam ligadas à fraca qualidade da água, do saneamento e da higiene".

Nenhum comentário: