sexta-feira, março 16, 2012

Onde fica o Forte Jesus de Mombaça?

Tombado pela UNESCO como patrimônio mundial, este forte é uma referência histórica do poderio militar português no século XVI.

No entanto, o Forte Jesus de Mombaça, também conhecido como Fortaleza de Jesus de Moçamba, situa-se no Quênia, na cidade de Mombaça e é testemunho de que a colonização portuguesa passou por diversos partes de África.

Assista ao vídeo


O Forte, construido entre 1593 e 1596 foi um projeto de Giovanni Battista Cairati, natural de Milão e arquiteto-mor de Portugal no oriente durante o reinado de Filipe I de Portugal.
A principal função da Fortaleza de Jesus de Mombaça era o controle da entrada do porto e a proteção das rotas comerciais do Oceano Índico.

A partir do século XVII a posse do forte foi-se alterando, passando das mãos dos portugueses para o sultão de Mombaça e novamente para os portugueses e mudou de mãos várias vezes até a independência do Quênia em 12 de dezembro de 1964.


Uma das principais atrações do Forte de Jesus são os grafites que os marinheiros portugueses pintaram em duas das paredes, apenas com carvão e ocre. Estes desenhos retratam o mar e a saudade,uma vez que Mombaça ficava a seis meses de viagem de Lisboa.

Reclassificado como um museu, o Forte é hoje, o mais importante monumento histórico do Quênia.






Nenhum comentário: