segunda-feira, abril 23, 2012

Semana Mundial da Imunização começa hoje

Começa hoje, 21 de abril de 2012,
a Semana Mundial da Imunização.

Pela primeira vez em toda a sua existência, a Organização Mundial da Saúde promove uma semana inteira dedicada à imunização em que as seis regiões e 180 países estarão envolvidos.

Com o lema - Proteja seu mundo seja vacinado a OMS pretende reforçar a importância da vacinação e incentivar as pessoas a se vacinarem, a vacinarem seus filhos além de garantir que os governos obtenham o necessário apoio técnico para implementar programas de imunização de alta qualidade.


A imunização é uma das medidas de saúde pública mais bem sucedidas do mundo e pode evitar até três milhões de mortes por ano.


Os países das Américas têm liderado a eliminação ou redução de doenças previníveis por vacina e a região foi a primeira a erradicar a varíola (1971) e a poliomielite (1991).
O último caso endêmico de sarampo foi registrado em 2002 e o último caso endêmico de rubéola em 2009.


Em AFRO, Região Africana da OMS, o tema da semana será:
"Cada criança imunizada é uma criança a mais - Dê à Poliomielite um empurrão final"


Desde a Argélia até o sul do continente, centenas de milhares de trabalhadores de saúde e voluntários estarão a pé, de bicicleta, carroças, cavalos, carros, barcos e avião para vacinar o maior número possivel de crianças e adultos.


93% das crianças do continente já estão imunizadas contra a difteria, tétano e coqueluche.
Entretanto, muitas crianças ainda não completaram seus ciclos de vacinação e as populações localizadas em áreas de difícil acesso continuam com baixas taxas de imunização.


Veja mais sobre este evento da OMS  aqui.



Nenhum comentário: