sexta-feira, junho 29, 2012

A Conferência Rio + 20 foi encerrada. Entenda o que se passou por lá!


 A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20 foi encerrada no dia 22 de junho de 2012.

Governantes de 193 países se reuniram na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, para a discutir a saúde ambiental do planeta.

Secretário-geral da Organização das
Nações Unidas
 Fonte da imagem 
Mas o que se passou realmente neste evento que reuniu tantas personalidades políticas?


Estes líderes mundiais se reuniram para discutir como podemos transformar o planeta em que vivemos num lugar melhor e para fazer um balanço do que foi feito desde a Eco 92 que foi a primeira grande conferência ambiental realizada no mundo e que teve lugar no Rio de Janeiro. Por isso, esta conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável ficou conhecida como Rio + 20, 20 anos depois da Eco 92.


Em 1992, ano da Eco 92, a agenda ambiental ganhava força e passava a ser discutida por toda a sociedade. A Eco 92 contou com a presença de delegações de 178 países.


Este encontro contribuiu para a elaboração do Protocolo de Kyoto (1997), que visava controlar as emissões de gás responsáveis do efeito estufa.



Imagem ilustrativa da poluição do ar
Fonte da imagem



















Na Eco 92 foram também criados parâmetros para a proteção da biodiversidade, incluindo o uso sustentável de florestas e a compensação para países pobres, pelo uso de seus recursos naturais.


A Eco 92 resultou num importante documento – a Declaração do Rio que continha princípios éticos pela busca de um futuro sustentável e também foi definida a Agenda 21 que traçou a agenda ambiental para décadas seguintes.

Contudo, outras metas importantes, como a ajuda financeira de países ricos para programas ambientais, e a redução das emissões de CO2 não foram cumpridas.


Na Conferência Rio+20, a discussão ambiental teve um caráter urgente diante das mudanças climáticas e da perda de recursos naturais do planeta.
Um dos objetivos era a discussão dos documentos-referência elaborados na Eco 92.
Fonte da imagem














A Rio+20 centrou-se na discussão de “uma economia verde” ou seja, o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. Sendo assim, desde o inicio de 2012, que as Nações Unidas elaboraram e discutiram documentos-chave que continham ideias, comentários e sugestões de propostas, que foram discutidas no evento.

Um dos pontos essenciais é conscientização de que a troca de conhecimento e tecnologias entre os países é fundamental para um desenvolvimento mais justo e sustentável. O uso de tecnologias limpas para a produção de energia, para reduzir o impacto das mudanças climáticas, e para defender a preservação das florestas, dos oceanos e mares~foram também questões importantes.



Fonte da imagem
















O documento final da Conferência Rio + 20 intitulado "The Future We Want" prevê, entre outras medidas, a criação de um fórum político de alto nível para o desenvolvimento sustentável dentro das Nações Unidas, além de reafirmar um dos Princípios do Rio, criado em 1992, sobre as “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”.
Este princípio significa que os países ricos devem investir mais no desenvolvimento sustentável por terem degradado mais o meio ambiente durante séculos.

E depois da conferência Rio + 20, o que esperar?

E mesmo depois das metas estabelecidas, conseguirá o homem, num esforço coletivo, respeitar finalmente o planeta que habita?




Ficamos então a aguardar pelos resultados práticos depois desta conferência... nunca esquecendo que também parte de cada um de nós contribuir para essa mudança!



FONTES:





Nenhum comentário: