domingo, julho 29, 2012

Os agrotóxicos: você conhece esse veneno?

Agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, biocidas, desinfestantes, adubos químicos), utilizadas na agricultura, para torná-los mais resistentes à ação de pragas, doenças e ervas daninhas.


Agrotóxicos começaram a ser desenvolvidos nos anos 20 do século XX.
Chegaram até a ser usados como arma durante a IIª Guerra Mundial sendo que a massificação da sua utilização na agricultura se deu a partir dos anos 60.

A agricultura moderna intensiva e a utilização de agrotóxicos são hoje inseparáveis, pois o abastecimento das cidades tem de ser garantido, e a utilização desses produtos possibilita uma maior fiabilidade à colheita e uma maior duração do produto.

Hoje o desenvolvimento da indústria e a criação de legislação regulatória levou a que alguns dos produtos mais agressivos e nocivos para o ambiente e para a saúde (como os famosos DDT -  Dicloro-Difenil-Tricloroetano) tenham sido banidos.

O grande problema dos agrotóxicos envolve o seu uso frequente e inadequado, sobretudo a sua utilização excessiva ao longo do tempo e um deficiente armazenamento dos materiais por parte dos produtores. Porém, alguns grupos estão expostos de uma forma particularmente gravosa, como é o caso dos trabalhadores ee produtores rurais, de moradores que habitam junto a fábricas e fazendas, além dos comuns consumidores.

Precisamente o Brasil vem ocupando, nos últimos anos, o lugar de maior consumidor mundial de agrotóxicos, com cerca de 300 mil toneladas de produto comercial.
Nos últimos quarenta anos o consumo desse tipo de produto cresceu 700% 
enquanto a área agrícola aumentou…78%. 


Essa razão leva a que varios investigadores e grupos de defesa do ambiente e da saúde venham alertando para a necessidade de tomar medidas concretas para combater o uso abusivo e descontrolado de agrotóxicos no Brasil. O grupo de trabalho de trabalho de Saúde e Ambiente da ABRASCO (Associação brasileira de pós-graduação em saúde coletiva) é um desses grupos e no momento pretende preparar um dossier cientifico para lançar durante o Congresso Mundial de Nutrição no final de abril de 2012 e durante a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente – a Rio +20, ambos no Rio de Janeiro. Você também pode contactar a ABRASCO e deixar a sua ideia ou participação, nesse link.

É importante que vários grupos e individuos se unam nessa luta, pois os agrotóxicos podem ser encontrados em verduras, legumes, frutas e grãos, açúcar, café, mel, leite, ovos, carnes e frangos!
Você sabia que segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o alimento que apresentam um maior indice de agrotóxico é o pimentão, seguido pelo morango e pela uva?


Veja o documentário "O veneno está na mesa" o realizado por Silvio Tendler (49 minutos) que aborda o problema dos agrotóxicos.





Obtenha mais informação através dessas ligações:





Nenhum comentário: