domingo, julho 15, 2012

Quantas estátuas do Cristo existem nos países de língua portuguesa?



Fonte

Existem várias estátuas de Jesus Cristo no mundo, por exemplo na Colombia, na Polônia, Bolivia, Mexico, Indonésia, Espanha e mesmo no Vietmam, entre tantos outros. 

Nos países de língua portuguesa, exsitem 4 estátuas do Cristo, conhecidas como Cristo Rei. Almada em Portugal, Lubango em Angola, Dili em Timor Leste, mas certamente nenhuma é mais famosa do que a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Esta semana, falaremos um pouco da história de cada uma delas.
Começamos pelo Rio de Janeiro em homenagem à cidade que recentemente foi elevada a condição de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


A Estátua do Cristo Redentor situa-se no Morro do Corcovado que fica há quase 800 metros acima do nível do mar e em 2007 foi eleito uma das sete novas maravilhas do mundo. 
Fonte


Considerada a segunda maior estátua do Cristo no mundo, tem 38 metros de altura e foi inaugurada em 12 de outubro de 1931.

Os preparativos para a construção do monumento começaram em 1921 para coincidir com o centenário da independência do Brasil, mas foram precisos outros 10 anos para que o Cristo Redentor fosse inaugurado.


O Cristo Redentor é feito de concreto armado e revestido de pedra-sabão.

Muitos assumem que a estátua do Cristo Redentor foi um presente da França ao Brasil, mas a obra foi erguida a partir de doações de fiéis de arquidioceses e paróquias de todo o Brasil. O desenho final da estátua é de autoria de Carlos Oswald, que apesar de ter nascido em Florença na Itália, era brasileiro e ao falecer em 1971, deixou um enorme acervo de gravuras que se encontram no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (wikipedia).

Da França, vieram, apenas uma réplica de quatro metros feita de pequenos moldes, assim como modelos das mãos feitos por Paul Landowski.

Este símbolo do cristianismo, tornou-se um dos ícones mais conhecidos do mundo (wikipedia)



Fonte


 


4 comentários:

Unknown disse...

Esqueceram estátua do Cristo-Rei no Garajau, Ilha da Madeira, inaugurada em 30 de Outubro de 1927

Unknown disse...

E esqueceram o cristo rei em Pampilhosa da Serra, beira baixa.

Miguel Hurst disse...

Tanbém não falam no Cristo Rei do Lubango-Angola!!!!!!
http://viajar.sapo.ao/descubra-o-pais/austral/o-cristo-rei-do-lubango

Webcitizen disse...

Existe uma Estátua de Cristo em Valinhos SP, fica próximo a Fonte Sônia. Por enquanto existe a Estátua de Cristo em Valinhos SP, talvez deixe de existir nos próximos anos.

Existe um projeto que prevê a abertura de um parque público e construção de um residencial na Fonte Sônia, em Valinhos (SP), mas há notícias de que a maioria dos protetores do meio ambiente são contra.
A área com 2,5 milhões de metros quadrados, o equivalente a 350 campos de futebol, está fechada para visitações há três anos, desde a compra pela empresa FS Empreendimentos Imobiliários.

No local há casarões e capelas com estruturas danificadas, pedalinhos expostos às condições climáticas e uma estátua do Cristo pichada e rodeada por garrafas descartadas. Quem percorre a entrada principal se depara com lagos, antigos quiosques, um bar desativado e, atrás da estrutura antes usada por um hotel, há espaço que lembra uma queda d'água.

Além disso, gados e cavalos são mantidos pela companhia em trecho mais distante da principal portaria de acesso, onde estão previstos parte dos 1,2 mil lotes que devem formar o condomínio.