quinta-feira, agosto 02, 2012

A hepatite está mais perto do que você imagina


 
O Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais foi lembrado no dia 28 de julho com o tema

"A hepatite… Está mais perto do que você imagina”


A partir de uma proposta brasileira, a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
Saiba mais na página da Organização Panamericana da Saúde (OPAS).



O principal objetivo desta data é assinalar a importância da prevenção das hepatites B e C, que afetam cerca de uma em cada doze pessoas em todo o mundo.
Apesar de estes números superarem largamente a prevalência de outras doenças como a SIDA ou o cancro/câncer, a verdade é que a maior parte dos portadores desconhece que tem a doença.
Este dia é uma oportunidade para discutir e divulgar as principais vias de contágio, formas de apresentação e tratamentos disponíveis para as hepatites.

À direita pode-se ver os internos da OMS destacando o dia 28 de julho de 2012


A longo prazo, o objetivo deste dia é prevenir o desenvolvimento de novas infecções e aumentar a qualidade de vida dos já infectados, quer prestando esclarecimentos relativamente às doenças, quer acentuando a necessidade de se tratarem, quando isso é possível.


Para aumentar o conhecimento sobre as hepatites, a rede ePORTUGUESe elaborou uma série de perguntas frequentes e respostas ao tema

1. O que é o Dia Mundial da Hepatite?
A Assembléia Mundial da Saúde de 2010 designou o dia 28 de julho como o Dia Mundial da Hepatite. Deve-se utilizar esta data como uma oportunidade para aumentar o conhecimento sobre a hepatite viral como um problema global de saúde pública e estimular o fortalecimento de medidas preventivas e de controle desta doença pelas nações ao redor do mundo.

2. Porque é necessário um Dia Mundial da Hepatite?
 A hepatite é uma das infecções mais sérias e prevalentes do mundo, mas muitas pessoas - incluindo formuladores de políticas - continuam a ignorar seu incrível peso na saúde global.

3. O que é a hepatite?
A hepatite é uma inflamação do fígado, mais comumente causada por um vírus. Existem cinco tipos principais de vírus da hepatite, conhecidos como tipos A, B, C, D e E.
Estes cinco tipos são os que mais preocupam devido à carga da doença que carregam e morte que causam, além de seu potencial para o aparecimento de surtos e disseminação de uma epidemia.
Os tipos B e C provocam doença crônica em centenas de milhares de pessoas e, juntos, são a maior causa de cirrose hepática e câncer.
A hepatite A e E são tipicamente causadas pela ingestão de alimentos e água contaminados.
A Hepatite B, C e D ocorrem geralmente pelo contato parenteral com fluidos corporais infectados.
Formas comuns de transmissão por estes vírus incluem a transfusão de sangue ou derivados de sangue contaminado, procedimentos médicos invasivos, uso de equipamentos contaminados e, para a hepatite B, a transmissão vertical de mãe para filho na hora do nascimento, o contato de um membro da família com uma criança pequena e pelo contato sexual.
A infecção aguda pode ocorrer com sintomas leves ou mesmo sem qualquer sintoma ou pode incluir icterícia (amarelão da pele e dos olhos), urina escura, fadiga extrema, nausea, vômitos e dor abdominal.

4. O que faz da hepatite um problema de saúde global?
Cerca de um milhão de mortes por ano são atribuídas as hepatites virais. Juntos, os vírus da hepatite B (HBV) e hepatite C (HCV) são a principal causa mundial de câncer de fígado, sendo responsáveis por 78% dos casos.
Quase uma em cada três pessoas no mundo (aproximadamente 2 bilhões de pessoas) já foram infectadas por HBV e uma entre doze pessoas (mais de 520 milhões de pessoas) vivem com infecções crônicas causadas pelo HBV ou HCV. A maioria das pessoas infectadas por estes vírus desconhecem sua própria infecção e correm o risco de desenvolverem, em algum momento da vida, doenças debilitantes ou fatais do fígado e de transmitirem a infecção a outros.

5. Quais são os tipos diferentes de vírus da hepatite?
Os cientistas identificaram cinco tipos únicos de vírus causadores da hepatite conhecidos pelas letras A, B, C, D e E.
Apesar de todos causarem doença hepática, eles apresentam diferenças importantes.
• O vírus da hepatite A (HAV) é encontrado nas fezes de pessoas infectadas e é geralmente transmitido pelo consumo de água ou comida contaminada. Algumas práticas sexuais também podem ser responsáveis pela transmissão do HAV. Muitos casos são leves e a maioria das pessoas se recuperam totalmente e tornam-se imunes à doença. Entretanto, a infecção pelo HAV pode ser grave e ameaçar a vida do paciente. A maioria das pessoas que vive em regiões do mundo onde o saneamento básico é deficiente, já contraíram o vírus. Há vacinas seguras e eficazes para a prevenção do HAV.
• O vírus da hepatite B (HBV) é transmitido através do contato com sangue, sêmen e outros fluidos do corpo. O HBV pode ser transmitido de mãe para filho na hora do parto ou por um membro da família durante a infância precoce . A transmissão também pode ocorrer através de transfusões de sangue e derivados do sangue contaminados, injeções contaminadas durante procedimentos médicos e através do uso de drogas injetáveis. O HBV também é um risco para os profissionais de saúde que cuidam de pacientes com HBV e que acidentalmente se contaminam com uma agulha infectada. Há vacinas seguras e eficazes para a prevenção do HBV.
• O vírus da hepatite C (HCV) é geralmente transmitido através do sangue contaminado. Isso pode ocorrer pela transfusão de sangue e derivados de sangue contaminados, injeções contaminadas durante procedimentos médicos e através do uso de drogas injetáveis. A transmissão sexual é possível, porém muito menos comum. Não há vacina para HCV.
• O vírus da hepatite D (HDV) provoca infecção somente nas pessoas que já estão infectadas pelo HBV. A infecção dupla pode resultar numa doença mais série e com piores resultados. A vacina segura e eficaz contra a hepatite B protege contra a infecção pelo HDV.
• O vírus da hepatite E (HEV), como o HAV, é transmitido pelo consumo de água ou comida contaminada. O HEV é uma causa comum de surtos de hepatite em partes do mundo em desenvolvimento e é, cada vez mais, reconhecido como uma importante causa de doença em países desenvolvidos. Já existe uma vacina segura e eficaz para a prevenção do HEV apesar desta, ainda não estar disponível em larga escala.

6. Por que é importante que as pessoas saibam se estão contaminadas por algum tipo de hepatite viral?
O diagnóstico precoce oferece a melhor oportunidade para o tratamento médico eficaz. Também permite que àqueles que estejam infectados, tomem medidas preventivas para evitar a transmissão da doença, como por exemplo, adotando práticas sexuais seguras. Permite que a pessoa mude seu estilo de vida para proteger seu fígado de qualquer dano adicional, especialmente eliminando o uso do álcool e certos medicamentos que são tóxicos para o fígado.

7. Como prevenir a hepatite viral?
• Vacinas seguras e eficazes contra a HAV e HBV estão largamente disponíveis.
• A triagem do sangue a ser usado em transfusões pode prevenir a transmissão de HBV e HCV.
• A esterilização de equipamentos injetáveis protege contra a transmissão do HBV e HCV.
• A prática do sexo seguro, incluindo a diminuição do número de parceiros e o uso de medidas preventivas de barreiras (como a camisinha) protegem contra a transmissão do HBV e HCV.
• A redução de danos por usuários de drogas injetáveis previnem a infecção pelo HBV e HCV.
• Comidas e bebidas seguras são a melhor proteção contra HAV e HEV.

8. Como a hepatite viral é tratada?
Existem agentes antivirais ativos contra o HBV. O tratamento da infecção pelo HBV já demonstrou ser eficaz para a redução do risco de câncer de fígado e morte. Estima-se que 20 a 30% das pessoas com infecção pelo HBV poderiam beneficiar-se do tratamento. Entretanto os medicamento ativos contra o HBV não estão largamente disponíveis ou não são utilizados por pessoas infectadas pelo HBV. A recomendação atual de utilizar agentes antivirais para o tratamento do vírus da imunodeficiência humana (HIV) não suprime adequadamente o HBV, o que causa grande preocupação para as pessoas infectadas pelo HIV em África, onde calcula-se que 10% das pessoas estejam também infectados pelo HBV.
O HCV é geralmente considerado uma doença curável, mas para muitas pessoas, essa não é a realidade.

Avanços científicos e intensas pesquisas levaram ao desenvolvimento de muitos medicamentos antivirais orais para a infecção causada pelo HCV. Um número grande de medicamentos orais específicos contra o HCV estão em últimas fases de desenvolvimento e alguns já foram recentemente registrados. Este são mais eficazes e melhor tolerados. Muito ainda é preciso ser feito para assegurar que estes novos tratamentos permitam maior acesso e melhor resposta ao tratamento em locais de poucos recursos no mundo.

9. O que a OMS está fazendo para apoiar a luta contra a hepatite viral?
• A OMS tem trabalhado junto aos Estados Membros na prevenção contra a hepatite. Em 2009, mais de 91% dos Estados Membros da OMS passaram a incluir a vacina contra a hepatite B em suas campanhas de vacinação infantil e mais de 70% das crianças receberam três doses da vacina que oferece proteção para toda a vida contra o vírus da hepatite B.
• A OMS vem auxiliando os países a assegurarem a qualidade, disponibilidade e segurança do sangue e derivados do sangue.
• Disponibiliza guias e normas de procedimento para políticas de saúde em melhores práticas, para qualquer tipo de injeção, inclusive a flebotomia e uso de lancetas. Isso permite que os países estabeleçam serviços seguros de punções e injeções, treine profissionais de saúde nas melhores práticas de punções e injeções e assegure que pacientes e profissionais de saúde estejam seguros ao receberem ou injetarem substâncias por via venosa.
• É necessário fazer mais para prevenir e controlar a hepatite viral. É preciso garantir que os portadores de hepatite viral sejam testados e recebam tratamento eficaz que retarde o desenvolvimento da doença e previna a incapacidade.
• A OMS está desenvolvendo uma estratégia e plano de ação abrangentes, baseados nas recomendações de seus Estados Membros.
• Pontos chave desta estratégia incluem:
o Aumentar da conscientização global através da celebração do Dia Mundial da Hepatite
o Desenvolver estratégias abrangentes que contenham objetivos bem definidos
o Fortalecer a vigilância e monitoramento da doença
o Aperfeiçoar ferramentas de prevenção: segurança de injeções, segurança do sangue e imunizações
o Oferecer serviços de triagem, diagnóstico e tratamento integrados que tenham uma boa relação custo beneficio e quer sejam acessível
o Criar ferramentas apropriadas para uso em países em desenvolvimento

• Para por em prática esta estratégia, a OMS deverá usar os sistemas de saúde, incluindo o desenvolvimento de novas estratégias e a mobilização de recursos necessários.
• A OMS trabalhará em colaboração com todos os seus parceiros para prevenir e controlar as hepatites virais.


Nenhum comentário: