sexta-feira, agosto 31, 2012

Os Palancas Negras


Fonte da imagem
 Os  Palancas Negras, ou seleção angolana de futebol ocupa atualmente o 85º lugar no ranking da FIFA.

Os Palancas Negras jogaram contra uma seleção estrangeira pela primeira vez em 1 de junho de 1977, vencendo a seleção de Cuba por 1 a 0. A partida foi realizada em Angola.

Sua maior vitória até hoje foi um 7 a 1 contra a seleção da Suazilândia, jogando em Luanda no ano 2000.
Fonte da imagem
A seleção angolana se qualificou para a Copa das Nações Africanas pela primeira vez em 1996. . Classificou-se novamente em 1998, 2006 e 2008.

Sua melhor performance foi em 2008, alcançando as quartas de final após empatar com África do Sul e Tunísia, e vencer o Senegal por 3 a 1.
Os Palancas Negras foram três vezes campeões da Copa COSAFA (Conselho das Associações de Futebol do Sul da África), em 1999, 2001 e 2004.

Além disso, foram os vices-campeões dos Jogos da África Central, em 1987 e do Campeonato das Nações Africanas em 2011 (não confundir com a Copa das Nações Africanas).

O Campeonato Africano das Nações, Copa das Nações Africanas ou Taça de África das Nações, é a principal competição de futebol da Confederação Africana de Fubetol e de todo o continente africano.

Fonte da imagem
A maior conquista dos Palancas até hoje foi, sem dúvida, a classificação para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, após perder somente um jogo na fase qualificatória.

No hora de escalar a seleção, o técnico Gonçalves procurou o conselho do técnico José Mourinho, comandante do Chelsea na época, cuja esposa nasceu em Angola.

A geração de ouro de Angola incluiu jogadores com Akwá, João Ricardo, Paulo Figueiredo e Jamba, todos selecionados para a Copa do Mundo.
Em 2010, Angola foi sede da Copa das Nações Africanas. Jogou na grupo A  e se classificaram em primeiro lugar do grupo após empatar com a Algéria. Infelizmente, foram eliminados nas quartas de final. 




Nenhum comentário: