quarta-feira, setembro 19, 2012

Proteja-se: a vacinação é importante!

Fonte Vacinação de crianças
Tomar as vacinas ajudam-nos a estar protegidos, de forma eficaz e segura, contra doenças como o tétano, a poliomielite, a gripe, a difteria, a tuberculose, a meningite ou a hepatite.
 

A vacina, composta por microrganismos atenuados ou mortos estimula a defesa do organismo e desta forma protege contra uma série de doenças.
Existem várias formas de uma pessoa ser imunizada, e depende do tipo da doença, as vacinas podem ser aplicadas por injeção, via oral ou spray nasal.
O ideal é seguir o calendário de vacinação de seu país.

Como surgiu a primeira vacina?


http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Jenner
Fonte Edward Jenner
Em 1789 o cientista britânico Edward Jenner, descobriu aquela que foi identificada a primeira vacina: a da varíola. 
Jenner observou que pessoas que ordenhavam vacas infetadas pela "pústula do vaqueiro" que é uma doença semelhante à varíola tinham sintomas mais suaves de varíola quando infectados com a doença. 

Jenner então decidiu testar a sua teoria, recolhendo o líquido que saía das feridas dos ordenhadores e passando este líquido em feridas no braço de um rapaz. Como reação, o rapaz teve um pouco de febre e algumas lesões leves, tendo a recuperação rápida.
O passo seguinte foi a inoculação do líquido (da pústula de uma trabalhadora de uma vacaria) num rapaz saúdavel que ficou imune à varíola infecciosa.

Teve assim início a vacinação!!!

 Louis Pasteur na história das vacinas

Fonte Louis Paster
Em 1870, 81 anos depois da descoberta de Jenner, Louis Pasteur descobriu que micróbios, em formas mais fracas, poderiam servir de agentes imunizantes de doenças contra agentes mais virulentos destes  mesmos micróbios.
Em homenagem a Jenner, Pasteur deu o nome de vacina (‘vírus da vacinia’ de Jenner) a qualquer preparação dum agente patogénico atenuado usada para imunizar contra uma doença infecciosa.
Pasteur continuou o seu trabalho de pesquisa, sempre preocupado com a melhoria da condição humana, o que resultou na descoberta de novas vacinas como a da raiva, peste e difteria.
 
Em 1966 a Organização Mundial da Saúde implementou o Programa de Erradicação Global da Varíola, que foi essencial no controle desta doença.

Em 1980, a OMS declarou a varíola extinta no mundo e solicitou que os laboratórios do mundo destruíssem as suas amostras do vírus.


VACINE-SE!! A prevenção evita a doença!!

Para saber mais consulte:
http://www.who.int/topics/immunization/en/
http://evunix.uevora.pt/~sinogas/TRABALHOS/2003/Variola.htm

Nenhum comentário: