segunda-feira, outubro 01, 2012

Desafio - Enviem-nos contos!

Fonte da Imagem
Já há algum tempo que estamos pensando em como aumentar a sinergias entre os 8 países de língua portuguesa.

Sabemos que mesmo com a baixa conectividade nos países, o BLOG da rede ePORTUGUÊSe recebe em média 1000 "visitas por dia e isso nos estimula a estar sempre buscando coisas novas para divulgar e fazer com que passemos a nos conhecer melhor. E nada é mais autêentico do que receber informação diretamente do terreno.

Desta forma, queremos conhecer contos dos países. Coisas que não são divulgadas facilmente e pouca gente sabe ou talvez vocês possam mesmo escrever um conto........

Quem nunca ouviu falar dos contos do brasileiro Machado de Assis? E das belas obras do moçambicano Mia Couto? Eça de Queirós é uma referência em Portugal também pelos inúmeros contos que escreveu e que foram reunidos em publicação em 1902!

O Conto é a forma narrativa mais curta, que se diferencia do romance e da novela pelo seu tamanho e características estruturais próprias. O conto possui os mesmos componentes do romance, mas evita análises, complicações do enredo e possui um tempo e espaço muito bem definidos. O conto é uma narrativa breve com um só conflito, um só drama e uma só unidade de ação. Todos os ingredientes do conto levam a um mesmo objetivo, convergem para o mesmo ponto.

Assim, a rede ePORTUGUÊSe desafia mais uma vez a sua criatividade e pede-lhe que nos enviem um conto ou escrevam um conto com elementos da lusofonia...
Dê asas à sua criatividade e não se esqueça dos ingredientes fundamentais que um conto deve possuir: tensão, ritmo, conflito, unidade e imprevisto na dose certa! 
Envie o seu texto para eportugese@gmail.com que vamos publicá-lo.

Conte um conto e acresente o seu ponto...


Nenhum comentário: