Friday, March 22, 2013

Dia Mundial da Água

É comemorado todos os anos no dia 22 de março para chamar a atenção da comunidade mundial para a importância da água e da necessidade de uma gestão sustentável dos recursos hídricos.

Em dezembro de 2010, a Assembleia das Nações Unidas declarou o ano de 2013 como o  “Ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água”
com base numa proposta de um grupo de países iniciada pelo Tajiquistão.

Fonte da imagem
Por quê a cooperação pela água?

A água é essencial para a vida!
A cooperação pela água tem múltiplas dimensões, incluindo os aspectos culturais, educacionais, científicos, religiosos, éticos, sociais, políticos, jurídicos, institucionais e econômicos. (referência

Uma abordagem multidisciplinar é essencial para entender as várias facetas implícitas no conceito e para conjugar essas peças em uma visão holística.

Além disso, para ser bem sucedida e duradoura, a cooperação pela água precisa de um entendimento comum do que sejam as necessidades e os desafios em torno da água. Construir um consenso sobre as respostas adequadas a estas questões será o foco principal do Ano Internacional e do Dia Mundial da Água em 2013. (referência)


Fonte da imagem
Com o crescimento populacional, económico e maior inclusão social, a utilização da água tem aumentado significativamente em todos as regiões, uma vez que esta é necessária para satisfazer as mais diversas necessidades humanas desde a utilização para fins domésticos, produção de alimentos, geração de energia e produção industrial.
A rápida urbanização, o aumento da poluição e as alterações climáticas são também fatores que influem enormemente na distribuição da água.
Em todos os casos, a água é um bem de todos e deve ser portanto, partilhada. Uma oportunidade para a cooperação.
A cooperação pela água pode dar-se de muitas formas, incluindo:
1) A cooperação em regiões fronteiriças, onde a água de aquíferos e bacias hidrográficas é dividida entre duas ou mais regiões;
2) A cooperação por meio da troca de informações, dados e conhecimentos;
3) A cooperação técnica e financeira.
Só através da cooperação será possível assegurar a gestão adequada dos recursos hídricos e garantir o benefício a todos os cidadãos do mundo.
A cooperação é um veículo para estabelecer a paz e é um fundamento do desenvolvimento sustentável.
A campanha “Cooperação pela água 2013”, visa facilitar o diálogo entre os atores, promovendo soluções inovadoras que favoreçam a cooperação e a gestão dos recursos hídricos.
Durante este ano, devem destacar-se iniciativas de sucesso em compartilhar a água e serão desenvolvidos temas importantes como a educação ambiental com foco na água, a diplomacia sobre a água, a gestão da água em regiões fronteiriças, a cooperação financeira, as redes legais nacionais e internacionais e as suas interligações com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Fonte da imagem

Não desperdice o que falta para 20% da população mundial: de acordo com a ONU, cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene.

 


No comments: