quinta-feira, abril 11, 2013

Parques do Mundo: Parque Nacional da Gorongosa (Moçambique)

 
O Parque Nacional de Gorongosa, em Moçambique, é considerado um dos maiores exemplos de restauração da vida selvagem no continente Africano.

Foi oficialmente estabelecido em 1960, após o desenvolvimento de um projeto de restauração que surgiu de uma parceria público-privada entre o governo do país e uma organização não governamental, Projeto para a Restauração do Gorongosa da Fundação Carr.

Este projeto tinha o objetivo de restaurar os danos causados na região pelos conflitos da guerra civil, especialmente o restabelecimento e proteção do ecossistema bem como a promoção do ecoturismo, em benefício da comunidade local.


O parque do Gorongosa tem aproximadamente 5300 km2, e é o habitat natural para um conjunto de ecossistemas, sendo reconhecido como um dos lugares do planeta mais ecologicamente ricos, principalmente dvido à riqueza do seu solo, das chuvas abundantes e também pela variedade do seu terreno.
 
Sua missão principal é a proteção da vida selvagem e das comunidades locais, alcançando-se assim um equilíbrio entre as necessidades de todas as espécies bem como da população nativa. As principais áreas de intervenção são: 
  • o turismo, que permite a criação de postos de emprego para a comunidade, sendo também uma das fontes de rendimento que auxilia na manutenção do parque;
  • a conservação da biodiversidade,
  • a ciência, pois o estudo da vida selvagem do parque permite a toma de decisões informadas
  • a comunidade, garantindo o seu bem estar pelo desenvolvimento de programas educativo e para a promoção de saúde.

  Se tiver oportunidade, não perca a oportunidade de explorar este tesouro do continente africano. 


Para mais informações sobre o parque, visite: http://www.gorongosa.org/pt


Nenhum comentário: