domingo, maio 26, 2013

Parques do Mundo: Parque Nacional Nino Konis Santana (Timor-Leste)


Fonte da imagem
O Parque Nacional Nino Konis Santana é o primeiro Parque Natural criado em Timor-Leste, tendo sido oficialmente inaugurado a 1 de Agosto de 2008.
O Parque Nacional foi baptizado em honra de Nino Konis Santana, comandante fundador das FALINTIL, as forças armadas do movimento de independência, que nasceu em Tutuala, uma vila integrada na área do Parque.

Parque Nacional Nino Konis Santana abrange uma área total de 1 236 km² e inclui um vasto leque de paisagens terrestres e marinhas contendo, além de extensos recifes de coral, a maior área sobrevivente de terras alagadas tropicais e de floresta tropical de monção da ilha de Timor. 

As áreas terrestre e marinha incluem uma grande variedade de habitats, destacando-se pela biodiversidade da sua fauna e flora. No seu interior estão localizadas três importantes áreas de habitat e conservação de população de aves - Área de Loré, Área do Monte Paitchau e Lago Iralalara e Área da Ilha de Jaco.




No interior do Parque vivem 25 espécies de aves endémicas de Timor e das ilhas vizinhas, entre as quais a cacatua-sufúrea (Catatua sulphurea), uma catatua de crista amarela considerada "espécie em perigo" devido à captura para comércio internacional, o pombo-verde-de-timor (Treron psittaceus), o pombo-imperial-de-timor (Ducula cineracea) e pardal-de-timor  (Padda fuscata).
A zona marinha do parque está incluída no Triângulo de Coral, região biogeográfica que contém uma enorme diversidade de corais e peixes característicos dos recifes de coral.

Para além do seu interesse natural, esta zona de Timor-Leste foi um dos principais centros do movimento de resistência e de luta pela independência do país, constituindo um símbolo mítico, cultural e histórico para o povo timorense.
A região é habitada continuamente há mais de 40 000 anos, sendo particularmente rica do ponto de vista do património arqueológico, uma vez que incluiu locais evocativos da presença colonial portuguesa e do período da ocupação japonesa durante a II Guerra Mundial. 

Fonte da imagem


Nenhum comentário: