segunda-feira, setembro 22, 2014

22 DE SETEMBRO: DIA MUNDIAL SEM CARRO




A data foi criada na França, em 1997 e depois adotada por vários países europeus já no ano 2000. 

Desde então, todo dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, realizam-se atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro.


Fonte
O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. 

A idéia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do pára-brisa. 

Veja este vídeo sobre o mundo de possibilidades que o espera:




O Dia Mundial Sem Carro é uma oportunidade para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma

Fonte
Transporte público, bicicleta e mesmo a caminhada são alternativas saudáveis e cidadãs, que contribuem com o meio ambiente, com a sua saúde e até com a locomoção daqueles que realmente necessitam utilizar o carro, sobretudo em situações especiais de mobilidade como idosos, gestantes, crianças pequenas, pessoas com necessidades especiais, entre outros.

CURIOSIDADE:

Carona Solidária, combinada com um colega de escritório que more perto da sua casa, já ajuda bastante. Assista a este vídeo sobre como estabelecer a carona solidária na sua empresa:



SUGESTÃO:
Fonte
Se você utiliza o carro no dia a dia, faça um desafio a si mesmo no mês de setembro e descubra se você é capaz de passar um único dia útil no ano sem seu carro.

A cidade, o planeta e as crianças agradecem!


Fontes:

Nenhum comentário: