domingo, outubro 19, 2014

Rede RUTE (Rede Universitária de Telemedicina)


Uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) 

O objetivo da Rede RUTE é melhorar a infraestrutura de comunicação para apoiar a telessaúde nos hospitais universitários brasileiros e criar formalmente Unidades de Telemedicina e Telessaúde, além de promover a integração dos projetos existentes nesta área. 



Sua implantação tem um enorme impactos científico, tecnológico, econômico e social para os serviços médicos, permitindo a adoção de medidas simples e de baixo custo, como a implantação de sistemas de análise de imagens médicas com diagnósticos remotos, que pode contribuir muito para diminuir a carência de especialistas, além de proporcionar treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.

Esta iniciativa é considerada a maior do mundo com 100 pontos de telemedicina operando em todo o Brasil.
A rede RUTE é responsável por 600 sessões de vídeo e webconferências por ano.

Um dos exemplos de grande sucesso são os SIG (Special Interest Groups, ou Grupos de interesse especial), em que os grupos criam uma agenda de debates e discussões de casos e alguns SIGs realizam diagnósticos e ensino à distância. São mais de 300 instituições participantes em cerca de 67 SIGs nas mais diversas especialidades e sub-especialidades, como: Psiquiatria, Cardiologia, Enfermagem, Oftalmologia, Dermatalogia, entre outras.

Exemplos de alguns SIGs

Descrição: O SIG promove a discussão de conhecimentos técnico-científicos na área da Toxicologia com ênfase no envenenamento por animais peçonhentos, discutindo diagnósticos, condutas e tratamentos, promovendo o aprimoramento científico na área, através do trabalho integrado com outros centros universitários. Criando condições através da telemedicina, para treinamento e atualização dos profissionais da área de saúde referente ao envenenamento por animais peçonhentos.
Área de estudo: Toxicologia
Especialidade:  Toxicologia

Descrição: Promover a difusão e atualização dos conhecimentos científicos na área de Atenção Primária à Saúde e Medicina de Família e Comunidade, utilizando recursos de tecnologia da informação e educação a distância.
Área de estudo: Discussão de tópicos relacionados à organização da Atenção Primária à Saúde e de casos complexos relativos à atividade clínica dos profissionais da SF e MFC.
Especialidade:  Saúde da Família

Descrição: O SIG Cardiologia reúne mais de 20 serviços em diferentes hospitais de ensino e tem, por finalidade, proporcionar discussões clínicas e sessões de atualização voltadas para o ensino, pesquisa e aprimoramento técnico das equipes. As atividades mensais são de responsabilidade das instituições participantes. Além destas ações o SIG reproduz reuniões de atualização do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia ou de outra instituição também interessada e previamente agendada.
Área de estudo: Doença aterosclerótica, proposta de ensino de cardiologia em diversas áreas
Especialidade:  Cardiologia

Descrição: Propõe-se a fomentar ensino, assistência de excelência e pesquisa na área de cardiologia pediátrica e cardiopatias congênitas do adulto. Por meio de discussões de casos, apresentações de palestras, discussões e discussões de estudos multicêntricos, desejamos que esses temas aumentem sua importância na assistência da criança cardiopata brasileira. A partir de agora, é uma atividade oficial do departamento de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia pediátrica da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Área de estudo: Cardiologia pediátrica, Cardiopatias congênitas do adulto
Especialidade:  Outros

Descrição: Promover a educação continuada dos profissionais farmacêuticos visando o aprimoramento e a qualificação dos serviços farmacêuticos utilizando recursos de tecnologia da informação e educação à distância.
Área de estudo: Discussão de tópicos relacionados à Clínica Farmacêutica, Estudos de utilização de medicamentos, Interações medicamentosas, Farmacovigilância, Farmacoepidemiologia, Farmacoeconomia, Saúde Baseada em Evidência.
Especialidade:  Assistência Farmacêutica, Clínica Farmacêutica

Descrição: O SIG Enfermagem Intensiva e Alta Complexidade tem o objetivo de desenvolver um processo permanente de teleducação, integrando os profissionais de saúde por meio de temáticas relevantes à terapia intensiva e alta complexidade nos diversos níveis de atenção em saúde. O grupo possui representação em todos os estados brasileiros, Europa, Africa e Estados Unidos, totalizando 135 instituições entre universidade, hospitais, Postos de saúde, Unidades de pronto atendimento e SAMUS.
Área de estudo: Terapia intensiva, Emergencia, enfermagem, alta complexidade
Especialidade:  Enfermagem em Terapia Intensiva/Alta Complexidade

Descrição: Promover a difusão e discussão à distância de conhecimentos técnico-científicos na área da hanseníase, com uso de TICs, e videoconferência, sem excluir outras ferramentas síncronas ou assíncronas; Desenvolver trabalho cooperativo entre unidades de referência e serviços universitários para e uniformização de condutas e aprimoramento de boas práticas clínicas em relação ao diagnóstico, condutas terapêuticas vigilância epidemiológica, aplicadas ao ensino, pesquisa e extensão em hanseníase;
Área de estudo: Educação permanente em hanseníase por intermédio da discussão de casos clínicos e condutas terapêuticas, promoção de cursos de capacitação teórica e troca de informações atualizadas, utilizando os recursos disponíveis em mídias digitais e na internet, além de integração com outras redes, visando tanto o corpo docente e discente das unidades acadêmicas como para equipes multidisciplinares da Atenção Primária em Saúde (PSF e UBS).
Especialidade:  Hansenologia e áreas afins

Descrição: Promover discussões através de teleconferência para a elaboração de protocolos de pesquisa. Incentivar a elaboração e implementação de protocolos clínicos de investigação diagnóstica de infecções congênitas no âmbito das metodologias diagnósticas inovadoras em medicina fetal.
Área de estudo: Estimular o desenvolvimento de protocolos de pesquisa envolvendo grupos multidisciplinares na área de infecção congênita em gestantes e crianças, com enfoque na prevenção da transmissão vertical do HIV, no manejo de crianças e adolescentes portadoras do HIV; no manejo de gestantes infectadas com Toxoplasmose, Citomegalovírus – CMV, Staphylococcus aureus resistente a meticilina - MRSA, Streptococcus do Grupo B - EGB, HPV e Hepatites virais, e no acompanhamento das crianças infectadas, através da aplicação de tecnologias diagnósticas inovadoras com ênfase em medicina fetal, para o diagnóstico
Especialidade:  Obstetrícia

Descrição: Fomentar o intercâmbio de conhecimento e a transferência de tecnologia no campo da Medicina Fetal
Área de estudo: Este SIG nasceu da demanda da rede SUS com relação à difusão do conhecimento e desenvolvimento tecnológico no campo da Medicina Fetal. O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira há mais de duas décadas vêm realizando assistência, ensino e pesquisa em Medicina Fetal, o que legitima o posicionamento de liderança do Instituto neste campo do conhecimento.
Especialidade:  Medicina Fetal

Descrição: O SIG Onco-Ginecologia, criado em 2009, é um canal de troca de informações entre grupos da área. A participação de profissionais de outras especialidades que atuam no diagnóstico e tratamento do câncer ginecológico é estimulada.Um projeto de diretrizes construído a partir das discussões poderá sistematizar as rotinas assistenciais entre os participantes, abrindo caminho para estudos colaborativos. As reuniões ocorrem na primeira quarta-feira do mês, às 13 horas. O SIG é coordenado pela ISCMPA.
Área de estudo: Oncoginecologia: diagnóstico e tratamento. Apresentação e discussão de casos clínicos
Especialidade:  Ginecologia

Descrição: Promover, a distancia, a difusão e atualização de conhecimentos em oncopediatria para alunos de graduação, pós graduação, residentes, médicos, enfermeiras, psicólogas, nutricionistas (multidisciplinar).
Área de estudo: Discussões baseadas em casos e revisão do assunto pertinente ao caso das doenças e tumores em oncopediatria.
Especialidade:  Oncologia pediátrica

Descrição: Promover, à distância, atualização do conhecimento técnico-científico na área de perinatologia, envolvendo o estudo da gestação normal e de alto-risco, da medicina fetal e da assistência ao recém-nascido no período neonatal. Possibilitar o intercâmbio de experiências com diferentes serviços, visando a melhoria da qualidade da assistência obstétrica e neonatal.
Área de estudo: Discussão de temas da Perinatologia, em sessões semanais, com 1 hora de duração, apresentados pelos professores e membros do corpo clínico da Maternidade Escola, bem como por convidados externos, sob a forma de conferências ou mesas redondas.
Especialidade:  Obstetrícia, Radiologia, Neonatologia

Descrição: Desenvolver um processo permanente de teleducação em Pneumologia (através de atividades à distância, como discussões clínicas, cursos, segunda opinião, etc.); Promover e desenvolver, de forma colaborativa, subsídios para ensino, assistência, pesquisa e extensão na área.
Área de estudo: Reuniões envolvendo o corpo assistencial, docentes e discentes de graduação e pós-graduação, latos e stricto-sensu, da instituição coordenadora e/ou participantes.
Especialidade:  Pneumologia

Descrição: O SIG RADPED (Radiologia Pediátrica), coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), iniciou suas atividades em 2005 atuando na educação e na pesquisa colaborativa. Desde então, houve uma integração nacional e internacional incluindo aulas com temas de atualização, discussões de casos clínicos e seminários virtuais. As telesessões, sempre na primeira segunda-feira do mês (12-13h), são gravadas e disponibilizadas, para reutilização, em http://www.telessauderj.uerj.br/ava/
Especialidade:  Outros

Descrição: O SIG de RCP é coordenado pela Dra Fátima Geraldes, cardiologista e intensivista da Universidade Federal da Bahia(UFBA), foi criado em 2010 e atua, desde então, na RUTE, utilizando recursos de videoconferência, com a participação de equipes multidisciplinares e especialistas convidados, realizando discussão e divulgação de temas relacionados ao assunto, de novas diretrizes internacionais, facilitando, desta forma, a implementação e atualização do conhecimento relacionado.
Área de estudo: Ressuscitação Cardiopulmonar e assuntos relacionados
Especialidade:  Ressuscitação Cardiopulmonar

Descrição: O SIG Saúde da Criança e do Adolescente foi criado em 2008 com o objetivo de integrar profissionais de diversas Instituições nacionais e internacionais em discussões sobre temas relevantes à saúde de crianças e adolescentes brasileiros. As sessões de videoconferência ocorrem quinzenalmente, às quintas-feiras, das 11h às 12h, com transmissão simultânea pela Internet. O SIG é coordenado pelas Professoras Evelyn Eisenstein, da UERJ, e Suzy Cavalcante, da UFBA, através de uma parceria inovadora.
Área de estudo: Saúde da Criança e do Adolescente
Especialidade:  Saúde de Crianças e Adolescentes

Para conhecer os 67 SIGs (clique aqui).

A rede RUTE tem trabalhado com a Rede ePORTUGUÊSe para expandir seu acesso aos países de língua portuguesa.







Nenhum comentário: