quarta-feira, abril 22, 2015

cancer de MAMA

Fonte da imagem
O cancer de mama é o principal cancer em mulheres, tanto nos países desenvolvidos como nos países em vias de desenvolvimento.

A incidência do cancer de mama vem crescendo no mundo todo já que a espectativa de vida ao nascer também cresce.

Apesar da prevenção ser uma medida que pode diminuir o risco, esta estratégia não elimina a maioria dos canceres da mama que se desenvolvem em países de médios e baixos rendimentos onde o cancer/cancro da mama é diagnosticado em estádios muito tardios.

A detecção precoce como forma de melhorar os resultados no cancer de mama e a sobrevida das pacientes, continua a chave do controle do cancer de mama.

As estratégias de detecção precoce recomendadas para países de baixos e médios recursos são:
1) Conciencialização dos sinais e sintomas precoces e exame clínico dos seio.
2) A mamografia é cara e recomendado para países com uma boa infrastrutura de serviços de saúde que possam sustentar este programa a longo prazo.

Países de baixos e médios recursos ainda enfrentam a dupla prevalência do cancer do colo do útero e do cancer de mama e devem implementar intervenções que sejam custo-efetivas para lidar com estas doenças altamente preveníveis.

A OMS promove o controle do cancer de mama no contexto de programas nacionais de controle do cancer integrados na prevenção e controle de doenças não transmissíveis.

http://www.who.int/cancer/detection/breastcancer/en/index.html


Nenhum comentário: