terça-feira, abril 21, 2015

Dia da Terra 2015: É a nossa vez de liderar




 
O Dia Internacional da Terra é um reconhecimento da importância do nosso planeta e seus ecossistemas como elementos essenciais para a vida.

O objetivo principal deste dia é consciencializar todos os povos sobre a importância e a necessidade de conservar os recursos naturais do planeta como um alerta sobre a responsabilidade coletiva na promoção da harmonia entre todos os seres vivos para que possamos atingir um equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras.

Um pouco de história...  

O Dia Internacional da Terra, celebrado no dia 22 de Abril, marca o aniversário do que muitos consideram o nascimento do movimento ambiental moderno, iniciado em 1970.
 
A ideia deste primeiro movimento partiu do senador norte-americano Gaylord Nelson que,  após verificar as consequências do desastre petrolífero ocorrido em 1969 em Santa Barbara, Califórnia, resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra.



Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra do Vietnam, Gaylord Nelson dedicou-se a colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.

Em 1970, mais de 20 milhões de americanos manifestaram a sua posição a favor da preservação da Terra e do meio ambiente.



A pressão social teve seus efeitos e o governo dos Estados Unidos acabou criando a Agência de Proteção Ambiental e implementou leis destinadas à proteção do meio ambiente.

Este dia não era reconhecido pela ONU até 2009, quando a mesma reconheceu a importância da data e instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado em 22 de abril. 

Dia da Terra 2015


Earth Day Network Photo

O mundo tem sido lento para responder às emergências colocadas pelo aquecimento global e os danos que as atividades humanas vêm causando no planeta. Em 1972, as Nações Unidas organizaram a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Esse dia marcou o início de uma consciência global sobre a interdependência que existe entre os seres humanos, outras espécies vivas, e nosso planeta.
Earth Day Network

Esse 2015, o Dia da Terra comemora seu 45º aniversário, podendo representar o ano mais emocionante da história ambiental. O ano em que o crescimento econômico e a sustentabilidade se juntam. Os líderes mundiais, finalmente, passam um tratado vinculativo sobre as mudanças climáticas. O ano em que os cidadãos e as organizações se livram de fontes de combustíveis fósseis e investem em soluções de energia renováveis.

Para muitos, as mudanças climáticas parecem ser um problema remoto, mas a realidade é que ela já afeta milhares de pessoas, animais e lugares ao redor do mundo. Em 22 de abril, estão aproveitando o poder do Dia da Terra para mostrar às comunidades e à liderança que é necessário ações sobre o clima. “É a nossa vez de liderar”, é o slogan da campanha deste ano. 


"Mas as grandes decisões que temos pela frente não são apenas para os líderes mundiais e os decisores políticos. Hoje, no Dia da Mãe Terra, peço a cada um de nós a ser consciente dos impactos suas escolhas têm neste planeta, e que esses impactos significar para as gerações futuras. " 
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon



Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon

Para saber mais sobre este tema consulte:

http://www.earthday.org/2013/
http://www.un.org/en/events/motherearthday/

Nenhum comentário: