segunda-feira, novembro 06, 2017

MINISTROS DA EDUCAÇÃO NA ÁFRICA ENDOSSARAM ESTUDO DA UNIÃO AFRICANA SOBRE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR


Os ministros da Educação africanos endossaram o relatório e os achados do Estudo da União Africana sobre Alimentação Escolar. 
Os resultados do estudo foram apresentados durante a Segunda Sessão Ordinária da Reunião de Ministros da Educação, Ciência e Tecnologia da África, realizada de 21 a 23 de outubro de 2017 no Cairo, Egito.
O estudo ainda será apresentado aos chefes de estado da União Africana na cúpula de janeiro de 2018.
Os achados e recomendações do estudo haviam sido inicialmente validades em maio de 2017 pelos países membros da União Africana e por profissionais da alimentação escolar.
O Centro de Excelência contra a Fome, em colaboração com o Escritório do Programa Mundial de Alimentação (PMA) para a África, realizou o estudo, após o Departamento da Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia da Comissão da União Africana ter realizado uma visita de estudos ao Brasil para conhecer a experiência brasileira de alimentação escolar vinculada à agricultura local.
O interesse da União Africana na ocasião era conhecer a alimentação escolar como forma de promoção do acesso, retenção e qualidade da educação.
Esse modelo de alimentação escolar mostrou ter múltiplo benefícios para o desenvolvimento comunitário, proteção social e criação de empregos, além de desempenhar um papel crucial no alcance do ODS 2 – Fome Zero.
Como resultado dessa visita ao Brasil, a Cúpula da União Africana em janeiro de 2016 decidiu realizar o estudo sobre alimentação escolar e estabeleceu o Dia Africano da Alimentação Escolar a ser celebrado no dia 1º de março de todos os anos e que já foi celebrado no continente no Níger e no Congo.
A próxima celebração continental da alimentação escolar deve ocorrer no Zimbábue.
Os ministros da Educação endossaram o relatório e as recomendações do estudo da União Africana e demandaram a alocação de recursos para unidades de gestão da alimentação escolar, como forma de fortalecer a implementação do estudo e da decisão de 2016. Eles também encorajaram os estados membros a desenvolver planos de implementação com base nos achados do estudo, incluindo o fortalecimento do financiamento local para a alimentação escolar e a identificação de fontes efetivas e inovadoras de financiamento.

As sete recomendações do estudo da União Africana são:
1. Vincular os programas de alimentação escolar a agendas internacionais, continentais e nacionais de desenvolvimento.
2. Desenhar e implementar programas de alimentação escolar de modo a atingir objetivos intersetoriais de políticas públicas.
3. Investir em e empoderar respostas multi-setoriais e mecanismos de coordenação.
4. Se comprometer com estratégias de compras que promovam o desenvolvimento e o fortalecimento de capacidades locais de produção.
5. Inovar os arranjos financeiros por meio da diversificação das fontes de financiamento ou da adoção de mecanismos de co-financiamento.
6. Dedicar recursos para a construção de bons sistemas de monitoramento e avaliação e processos de retorno automatizados para aprimorar as políticas.
7. Aprofundar e aprender com a cooperação Sul-Sul e pan-africana para otimizar os impactos das políticas públicas.

Notícia publicada em:   http://centrodeexcelencia.org.br/ministros-da-educacao-endossaram-estudo-da-uniao-africana-sobre-alimentacao-escolar/







Nenhum comentário: