A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde de Angola (MINSA) e a aliança de parceiros envolvidos no combate contra a poliomielite, em Angola, reafirmaram o firme compromisso de trabalharem sem tréguas até a erradicação desta doença, com a entrega de um lote de 39 motorizadas (MOTOS) para acelerar as atividades de vigilância epidemiológica das paralisias flácidas Agudas (PFAs) e de outras doenças transmissíveis.
Os veículos serão utilizados para a busca ativa em sítios de vigilância e destinam-se à recolha e transporte de amostras de casos suspeitos em municípios de alto risco em Angola.
Em 2012, Angola registou melhorias sensíveis nos indicadores de vigilância das PFA’s, graças ao reforço em recursos humanos e à busca ativa de casos de paralizia flácida e com o envolvimento comunitário.
O empenho político dos governos provinciais e das administrações municipais continua a ser crucial para o sucesso das atividades de vacinação infantil.
Ao entregar as trinta e nove motorizadas à Diretora Nacional de Saúde Pública, o Representante em exercício da OMS em Angola, Dr. Jean-Marie Yameogo, fez notar que "OMS tem estado a intensificar a sua assistência técnica ao Ministério da Saúde para a meta de erradicação da pólio".
Nenhum comentário:
Postar um comentário