Fonte da imagem |
Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção agrícola.
Anos mais tarde e com o avanço do cristianismo, a Igreja Católica começou a combater todas as festas e manifestações pagãs, e com a impossibilidade de exterminar a sua prática, acabou por incorporá-las às suas crenças como o Natal e o Dia de Todos os Santos.
Fonte da imagem |
O Carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.
A etimología da palvara carnaval ainda é controversa. O historiador brasileiro Dr.Hiram Aráujo no seu Livro "Carnaval – seis mil anos de história”, afirma que em 590, o Papa Gregório I, O GRANDE regulamentou as datas do Carnaval, e criou a expressão - “dominica ad carne levandas” - que significava (domingo não se come carne) que foi sucessivamente sendo abreviada até a palavra Carnaval.
Outros pesquisadores citam a origem vinda do latim medieval “carnevale” (adeus a carne).
Fonte da imagem Escultura de Ernesto Biondi |
Já na época do Renascimento (entre o século XIII e século XVII), incorporaram-se fantasias e bailes de máscaras e bailes ao Carnaval.
William-Adolphe Bouguereau - O Jovem Baco (1884) |
O Entrudo era uma festa popular em que as pessoas divertiam-se lançando farinha, baldes d’água, limões de cheiro, entre outras coisas, nos outros. No entanto, o Entrudo entrou em declínio em 1854, por repressão policial, dando lugar então, ao moderno Carnaval que incorporou um pouco de todas as épocas....
Fonte da Imagem |
No Brasil por exemplo, as Escolas de Samba do Rio de Janeiro, com suas majestosas fantasias, suas orquestras de percussão, seus lindos sambas enredo e seus animados componentes dançando, encenando e cantarolando, contam através de suas músicas e seu rítmo, histórias e mitos de todas as culturas, de todos os povos e de todas as épocas.
Fonte da Imagem |
É um teatro que celebra a vida. A epopéia humana.contada em versos, carne, suor e samba.
Além do Carnaval visto pela ótica das Escolas de Samba, dos blocos, dos clubes e tantos outros, existe tambem o carnaval de rua.
Fonte da Imagem |
O Carnaval de rua é como um um imenso “facebook da vida real” onde as pessoas com um simples sorriso, mandam solicitacões de amizade que são aceites instantâneamente, e na eternidade daquele instante todos se cutuc@m, se curtem, se carnavalfraternizam.... CarnavaLOL
O Carnaval da Bahia, o estado brasileiro mais africano, é também a maior festa de rua do planeta.
Fonte da Imagem |
Ô abre alas que eu quero passar… Bom Carnaval !!!
Aldo Argolo (WHO Press)
3 comentários:
Legal
obg graças ao seu texto vou tirar uma boa nota
Gostei bastante do seu blog, precisava fazer um trabalho e me ajudou bastante
Postar um comentário