Fonte da imagem |
Estas duas cidades são consideradas os centros populacionais mais importantes ao redor parque. A área total é estimada em 700 km2.
O Parque Natural das Lagoas de Cufada é formado pelas lagoas de Bionra, Bedasse e a própria Cufada, constituindo um meio muito favorável à sobrevivência tanto da fauna como da flora, razão pela qual, periodicamente, recebe muitas aves aquáticas tanto autóctones como migradoras, algumas destas com estatuto de animais protegidos de importância internacional.
A grande biodiversidade da flora, fauna e da avifauna do parque do ponto de vista biológico e turístico é notória.
Além da importância ornitológica, o parque caracteriza-se pelas formosas paisagens das lagoas e por uma riqueza significativa em macrofauna de uma grande quantidade de mamíferos de interesse, entre os quais se encontram alguns ungulados como:
O hipopótamo branco (Hippotraugus equino),
o antílope (Kobus defessa)
o búfalo (Syncerus caffer), além de leopardos, hienas e cerca de 7 a 8 espécies de primatas, incluindo o chimpanzé (Pan troglodytes), presente em quase todas as áreas do parque.
Também se registra a presença de crocodilo preto (Osteolaemus tetraspis).
No Rio Grande de Buba cabe destacar a zona de reprodução de barracudas e outros peixes de interesse comercial, assim como a frequente presença de manatins (Trichecus senegaelensis), crocodilos e algumas espécies de tartarugas.
Visite o Parque Natural das Lagoas de Cufada, as suas belas paisagens e seus múltiplos habitantes.
Para mais informações sobre o parque veja os seguintes links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário