O Parque Nacional da Serra da Capivara, com uma área de 129 mil hectares, está localizado no sudeste do estado do Piauí, no nordeste do Brasil.
Fonte da imagem |
O parque abriga fauna e flora específicas da Caatinga, podendo ser encontradas varias espécies como a onça pintada (Panthera onça) e a onça parda (Puma concolor), tatu-bola (Tolypeutes sp), tamanduá bandeira (Myrmecophaga tridactyla), mocó (Kerodon rupestris), jacú (Penelope ochrogaster), paca (Cuniculus sp), zabelê (Crypturellus noctivagus zabele), codorniz (Coturnix coturnix) e uma grande diversidade de macacos, morcegos e veados.
Onça Pintada Fonte |
onça parda fonte |
Tatu Bola Fonte |
Tamaduá bandeira Fonte |
Mocó Fonte |
Paca Fonte |
Fonte da imagem |
No Parque encontra-se a maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas, com mais de mil locais pré-históricos datados de mais de 60.000.
Muitos locais contêm pinturas rupestres, podendo também encontrar-se vários vestígios da presença humana. Mais de 200 destes sítios arqueológicos podem ser visitados.
É de se imaginar que por causa de seu tamanho, a visita completa aos circuitos abertos é feita em seis dias. Pode-se iniciar pelo Sítio do Boqueirão da Pedra Furada, onde foram feitas as primeiras escavações que comprovam a presença do homem pré-histórico no continente americano desde há mais de 48.000 anos atrás.
Fonte da imagem |
O sítio pode também ser visitado à noite, quando a paisagem iluminada fica ainda mais grandiosa. O percurso inclui a formação geológica da Pedra Furada, símbolo do local, o Sítio do Meio e o baixão da Pedra Furada.
Os outros circuitos turísticos são integrados pelo Desfiladeiro da Capivara, Baixão da Vaca e Toca do Paraguaio, Circuito do Veredão, Circuito da Chapada, Circuito da Jurubeba, Baixão do Perna, Baixão das Andorinhas e Circuito da Serra Branca. Todos estes circuitos estão repletos de sítios arqueológicos estruturados com escadas, passarelas e acesso para pessoas com necessidades especiais. A presença de guia é obrigatória para todos os programas.
No Baixão das Andorinhas pode-se assistir, ao final da tarde, ao espetáculo da volta das andorinhas para o fundo do Boqueirão.
Veja o vídeo
Na cidade de São Raimundo Nonato a visita ao Museu do Homem Americano é obrigatória, uma vez que lá estão expostas peças cerâmicas, urnas funerárias e material lítico resultantes das escavações feitas no Parque.
Na cidade de São Raimundo Nonato a visita ao Museu do Homem Americano é obrigatória, uma vez que lá estão expostas peças cerâmicas, urnas funerárias e material lítico resultantes das escavações feitas no Parque.
O Museu apresenta as origens e a evolução do homem, além de fazer uma reconstituição dos 50 mil anos da presença humana na região.
Pelo seu valor histórico e cultural, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade.
Deixe-se maravilhar com as paisagens brasileiras
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário