No dia 8 de agosto de 2014, a Diretora Geral da OMS, Dra. Margaret Chan, declarou o presente surto de Ebola uma emergência internacional de saúde pública pois este é o maior surto do vírus desde que este surgiu pela primeira vez em 1976.
O facebook da rede ePORTUGUESe (http://goo.gl/9AeL68) está publicando TODOS OS DIAS, informações adicionais sobre o virus Ebola.
Até o momento, contabiliza-se 3.052 casos confirmados, prováveis e suspeitos e 1.546 mortes entre a Libéria, Serra Leoa, Guiné e Nigéria.
Entretanto, os países que fazem fronteira com os países atingidos (Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali e Senegal) correm o risco de receberem pessoas doentes e consequentemente a propagação do vírus para sua população. Estes países encontram-se em alerta máximo e estão se preparando para combater o vírus, caso algum caso seja notificado.
O Vírus Ebola é transmitido através do contato direto com sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, vivos ou mortos.
Portanto, atenção e cuidados são necessários.
Desta maneira, se os alimentos forem adequadamente preparados e cozidos, não há risco de infecção.
Algumas medidas básicas de higiene que previnem a infecção foram recomendadas pela OMS e seguem listadas abaixo:
- Lave sempre as mãos ou utilize formulações a base de álcool para desinfetar as mãos;
- Não coma carne crua ou qualquer derivado de carne que não seja cozido devidamente;
- Se tiver contato com uma pessoa contaminada, troque as roupas e o calçado e deixe-os de molho em solução de hipoclorito de sódio com a diluição de 0,05 ou 500 ppm de cloro (água sanitária) por 30 minutos.
Embora as viagens para os países afetados pelo Ebola sejam de baixo-risco para a infecção, atente para as informações do quadro abaixo.
http://www.who.int/csr/disease/ebola/en/
http://www.onu.org.br/organizacao-mundial-da-saude-identifica-paises-em-risco-de-epidemia-de-ebola/
https://storify.com/WHO/who-ebola-situation-report-29-august-2014
http://www.who.int/csr/
Nenhum comentário:
Postar um comentário