terça-feira, maio 27, 2008

61ª Assembléia Mundial da Saúde

Terminou no sábado dia 24 de maio de 2008 a 61ª Assembléia Mundial da Saúde aprovando uma série de resoluções importantes e históricas tais como a remoção de barreiras para a propriedade intelectual, discussão sobre as doenças não transmissíveis, uso nocivo do álcool, proteção da saúde frente às mudanças climáticas, eliminação da mutilação genital feminina e a saúde do migrante.

Traçando novas estratégias e aprovando vários planos de ação, a Assembléia Mundial da Saúde recomendou ao secretariado da OMS que intensifique seu programa de imunização, renove seu compromisso para a erradicação da pólio e estabeleça estratégias para enfrentar a pandemia de gripe.

Com um público recorde de 2704 participantes, a Assembléia Mundial da Saúde de 2008 coincidiu com a comemoração dos 60 anos da OMS e iniciou suas atividades na segunda-feira, dia 19 de maio prestando um tributo às vítimas do ciclone que atingiu Mianmar e o terremoto na China.

Com a participação do Arcebispo Emérito da Cidade do Cabo e premio Nobel Reverendo Desmond Tutu, de Sua Alteza Real Princesa Muna Al Hussein da Jordânia e do Dr. Halfdan Mahler, ex Diretor da OMS e mentor do tema "Saúde para todos no ano 2000", a Assembléia esteve repleta de discussões em comitês, grupos de trabalho e sessões plenárias.

Em seu pronunciamento final, a Diretora Geral da OMS, Dra. Margaret Chan, clamou aos lideres mundiais para se unirem em torno de temas tão importantes e aproveitem as oportunidades para atingirem suas metas em saúde. Disse ainda que é um sinal de bom augúrio que a OMS esteja entrando sua septuagésima década de vida.
Vale lembrar que a Assembléia Mundial da Saúde é o fórum decisório máximo da OMS. Os 193 Estados-Membros reúnem-se todos os meses de maio para determinar as políticas da Organização para os próximos anos.



Maiores informações nas seis linguas oficias das Nações Unidas: http://www.who.int/mediacentre/events/2008/wha61/en/index.html

Nenhum comentário: