segunda-feira, junho 02, 2008

31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco

Este ano, o "dia mundial sem tabaco", 31 de Maio, tem como tema " A juventude livre do Tabaco" e a OMS clama por uma proibição total nos anúncios de tabaco direcionados aos 1,8 bilhões de jovens do mundo.

O tabaco é hoje a principal causa evitável de morte e o único produto de consumo legal que mata entre um terço a metade de seus consumidores. Estas mortes prematuras diminuem em média 15 anos da esperança de vida de uma população.

Aproximadamente 5.4 milhões de pessoas morrem anualmente de causas relacionadas ao tabaco e a OMS prevê que um bilhão de pessoas morrerão até o fim do século.

A campanha lançada no último dia 31 de maio, adverte que a industria está focalizando cada vez os mais jovens através de filmes, anuncios na internet, revistas "pop" e de moda e até utilizando ídolos esportivos. Interromper essa rede publicitária é o principal objetivo da campanha deste ano.

Histórico
O consumo do tabaco é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A planta de origem americana, chegou à Europa no século XVI depois do descobrimento das Américas. O cigarro e outras formas de uso do tabaco provocam dependência através da ação da nicotina, e os processos fisiológicos e comportamentais que determinam essa dependência são similares àqueles que determinam a dependência de outras drogas, como a heroína e a cocaína.

O consumo de tabaco geralmente começa na adolescência, muitas vezes como forma de rebeldia, porém, quanto mais precoce o início, maior será a dependência e mais problemas causará.

É alarmante pensar que 60% das pessoas que começam a fumar e o fazem por mais de seis semanas irão fumar por mais de 30 anos, e que 30% a 50% das pessoas que começam a fumar serão consideradas dependentes.

Entre as 25 doenças relacionadas ao fumo, todas podem levar à morte. As principais são: doenças cardiovasculares (43%); câncer (36%);doenças respiratórias (20%) e outras (1%).

No entanto, somente nos últimos 20 anos é que o combate ao fumo e seus malefícios foi intensificada. Além de campanhas de prevenção, também foram desenvolvidas novas técnicas terapêuticas e farmacoterápicas tornando o tratamento desta dependência bastante promissor .

Este ano, a Assembléia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou por unanimidade um tratado contra o fumo. Trata-se da primeira ação coordenada de saúde global contra o tabaco e o objetivo do acordo é reduzir as 5 milhões de mortes relacionadas com o fumo anualmente. Os 193 países membros da OMS assumiram o compromisso de limitar a propaganda e a venda de cigarros e o tratado entrará em vigor após ser ratificado pelos Legislativos de pelo menos 40 signatários.

A adoção deste tratado internacional novo e pioneiro, protegerá milhares de pessoas das devastadoras repercussões do consumo de tabaco e da exposição ao fumo.

Deve-se ressaltar que a forma mais efetiva para paises combaterem o uso do fumo é proibir todas as formas de publicidade direta e indireta do uso do tabaco, incluindo o patrocínio de qualquer tipo de evento ou atividade, especialmente os eventos esportivos e os direcionados aos jovens.


Maiores informações no site:
http://www.who.int/tobacco/wntd/2008/en/index.html

Nenhum comentário: