quinta-feira, junho 12, 2008

Dia mundial da doação de sangue

14 de junho dia mundial da doação de sangue
Neste dia, enfatiza-se o papel desempenhado pelos doadores de sangue, que altruística e anonimamente salvam vidas e ajudam a melhorar a saúde de milhares de pessoas no mundo.

Esse reconhecimento foi garantido depois de aprovada a resolução na Assembléia Mundial da Saúde de 2005, que reconheceu a importância do doador voluntário para manter e garantir a sustentabilidade dos bancos de sangue.

Não se pode esquecer que o avanço de técnicas médicas e cirúrgicas, as emergências dos pronto socorros, as complicações da gravidez e parto e a anemia infantil tem exigido cada vez mais dos bancos de sangue que dependem somente das doações voluntárias.

Assim, o tema deste ano "Doar sangue regularmente", é um esforço para conscientizar os doadores a realizarem esta ação regularmente.

Esta forma de comprometimento social contribui para a criação de uma rede fiável de doadores. É também importante ressaltar que o dia mundial da doação de sangue é uma oportunidade para os países celebrarem estes "doadores anônimos de vida" e para que os governos reforcem seus os programas nacionais.

Maiores informações: http://www.who.int/worldblooddonorday/en/index.html


Nenhum comentário: