terça-feira, agosto 12, 2008

São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe é um país formado por 2 ilhas, situado no Golfo de Guiné, sobre a linha do Equador, há aproximadamente 220 quilômetros da costa ocidental da África.

Também conhecida pelo como ilha Chocolate ou ilha do Meio do Mundo, é o segundo menor país da África, depois das Ilhas Seicheles e o menor país de língua portuguesa do mundo.

As ilhas de origem vulcânica, são constituídas pelas ilhas de São Tomé com 854 Km² e pela ilha de Príncipe com 136 Km² e ainda por inúmeras pequenas ilhotas, com uma superfície total de 1001 Km².

O Arquipélago tem um relevo acidentado e é coberto por uma vegetação exuberante cortada por vários rios e riachos.

O Arquipélago foi descoberto pelos navegantes portugueses João de Santarém e Pedro Escobar em 1470, passando então a ser colônia de Portugal desde o século XV até sua independência em 1975.

São Tomé Príncipe foi durante muito tempo uma das principais praças do comércio de escravos.

Organizado pelos colonos e comerciantes portugueses o "negócio de escravos" florecia em todo o mundo naquele momento.

Só mais tarde, São Tomé e Príncipe vai desenvolver a exploração do café e cacau, de modo que as ilhas e as suas grandes plantações (roças) se tornaram no início do século XX, as maiores produtoras de cacau do mundo.

Hoje, São Tomé e Príncipe é considerado um país em vias de desenvolvimento, cuja economia é baseada essencialmente no cultura do cacau, café e na pesca.

Sua economia baseia-se também no turismo e mais recentemente na descoberta de jazidas de petróleo que sem dúvida servirão para impulsionar o desenvolvimento do país, especialmente com atual conjunctura economica mundial.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), São Tomé e Príncipe tem cerca de 155.000 habitantes e uma expectativa de vida ao nascer de 60 anos para os homens e 63 anos para as mulheres.

Com uma grande população jovem, 46 % tem idade inferior a 16 anos, hoje em dia São Tomé e Príncipe é uma nação independente e um dos 5 países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), possuindo uma taxa de analfabetismo cada vez menor com o passar dos anos e abaixo da media do continente.

No campo da saúde, ainda resta progressos à serem realizados, no entanto, São Tomé e Príncipe dá o exemplo
com uma seroprevalência de 1,5 por cento, considerada baixa no continente (ver artigo 11/02/2008).

Página oficial do Governo de São Tomé e Príncipe:

http://www.gov.st/



Nenhum comentário: