segunda-feira, novembro 09, 2009

O que é eHealth - Você sabe?

De acordo com Guilherme S. Hummel do BLOG eHealth Summit, a palavra eHealth é uma dessas expressões que circulam pela área de saúde, gerando uma enorme quantidade de dúvidas e simbolismos. http://www.ehealth-summit.com/

O termo pode ser traduzido como "saúde eletrônica" ou "saúde digital". Todavia seu significado é muito mais amplo, e vem revolucionands o a Saúde em todo o mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde OMS, eHealth é o uso de tecnologias de comunicação e informação para a saúde.

De acordo com a Healthcare Information and Management Systems Society HIMSS, eHealth é qualquer aplicação de Internet, utilizada em conjunto com outras tecnologias de informação, focada na melhoraria do acesso, da eficiência, da efetividade e da qualidadedos processos clínicos e assistenciais necessários a toda a cadeia de prestação de serviços de saúde.

O conceito de eHealth inclui muitas dimensões e dentro do modelo encontra-se um conjunto de ferramentas e serviços capazes de sustentar o atendimento de forma integrada e através da WEB. Entre elas podemos citar algumas: Electronic Health Records (Prontuário Digital), Hospital Information Systems (Gestão Hospitalar), National Electronic Registries (Registro Nacional de Saúde), National Drug Registries (Controle Nacional de Medicamentos), Decision Support Systems (Suporte a Tomada de Decisão), Community Health Management (Gestão da Comunidades de Saúde), Telehealth (Telessaude), entre tantos outros.

Hoje em dia, eHealth é uma das áreas que mais cresce e mesmo países com baixa conectividade caminham para ampliar suas redes. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) se expandem e se multiplicam de forma exponencial e o setor saúde tem que seguir a tendência. TIC tem a possibilidade de reduzirem os custos e melhorarem a eficiencia dos serviços além de serem capazes de atingir maiores grupos populacionais e profissionais.
Leia mais sobre eHealth!

Nenhum comentário: